Como tirar manchas de roupa

Como tirar manchas de roupa

Foto: Mood Board/ Corbis

Aquela peça branca que você adora está com aquela terrível mancha amarelada ao redor da axila? Calma, não precisa desistir dela, ela ainda tem salvação! Alguns truques caseiros são bastante eficazes para remoção desses tipos de mancha, que parecem ser impossíveis de tirar. Confira essa e outras dicas!

Manchas amareladas da axila - faça uma pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio, espalhe sobre a parte amarelada da roupa (como colarinho e axila) e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar, e verá que a mancha sai bem mais fácil.

Manchas pretas de mofo - esfregue a peça com sal, vinagre branco e suco de limão. Coloque a roupa por uma hora no sol, e então lave normalmente.

Bolor - ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou utilize a mesma água em que o bacalhau foi fervido.

Batom - esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.

Café - lave a roupa com água morna e glicerina.

Ferro de passar - o ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com água.

Ferrugem - coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.

Frutas - coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Depois lave.

Gordura - coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passe com ferro bem quente.

Graxa - a margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Dica: Um facilitador geral na hora de tirar manchas é o sal. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.

Por Jessica Moraes

Comente