Como salvar seu carro durante as enchentes?

Veja como aproveitar o seguro na hora do aperto
carro-enchentes

Foto - Shutterstock

Épocas com chuvas abundantes são sempre complicadas. Se por um lado o país comemora a chegada da tão sonhada água, por outro, os temporais oferecem grandes riscos por causa das enchentes. Os carros acabam sendo uns dos maiores lesados nessa situação, já que alagam, são atingidos por árvores, etc. Nessas horas, o que o seguro pode fazer por você? 

 


Marcelo Sebastião, diretor de automóvel da Porto Seguro, explica que com o seguro de automóvel, o proprietário terá o direito à reposição total ou parcial do veículo segurado, desde que contratada a devida cobertura, além de assistência ao veículo que poderá variar de acordo com o pacote de coberturas selecionadas no momento da contratação do seguro.

  “A cobertura do seguro de automóvel deixará de existir quando houver comprovação de que ocorreu agravamento do risco por ação do condutor do veículo no momento da ocorrência”, explica Sebastião. Se seu carro alagar no meio da rua, você deve entrar em contato com a seguradora para informar o evento. 

No momento deste contato a seguradora irá orientar o cliente sobre os próximos passos, inclusive enviará um guincho ao local da ocorrência, caso seja necessário. 

 Em alagamentos, Marcelo aconselha a não tentar atravessar o local, pois não é possível ter noção da profundidade. Além disso, existe a possibilidade de entrar água no veículo e o funcionamento do motor ser interrompido. Nestes casos, o mais indicado é que o proprietário deixe o veículo e buscar proteção em um local seguro.  “A indenização de perda parcial é feita através da reposição de peças do veículo e mão de obra para reparo. Em caso de sinistro de indenização integral o pagamento é feito em moeda corrente com crédito em conta corrente”, explica Sebastião. 

É importante ressaltar que há várias opções na hora de fazer o seguro e o seu carro só estará segurado contra enchentes se você optar por isso. Além dos temporais, há outras coberturas opcionais, que protegem em casos de queda de raios e suas consequências, incêndio ou explosão acidental, granizo, furacão e terremoto. 

Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: enchentes