Como manter a casa em ordem sem empregada doméstica

Como manter a casa em ordem sem empregada doméstic

Foto: Eric Audras/Onoky/Corbis

Desde que a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas foi promulgada, muita coisa mudou. Profissionais que trabalham em casas de família comemoraram o fato de passarem a ter seus direitos resguardados e as famílias, que não estavam acostumadas a pagar todos os direitos, começaram a reavaliar a necessidade de uma profissional desse perfil dentro de casa.

As famílias que optaram por dispensar a empregada tiveram que aprender - ou voltar - a colocar a mão na massa. A organização dos cômodos e das coisas passou a ser obrigação de todos os moradores e não apenas de uma pessoa que, até então, recebia para deixar tudo em ordem.

Na opinião da personal organizer Roberta Ramos com a nova legislação das empregadas domésticas as famílias brasileiras vão passar a seguir o exemplo de outros países onde a mão-de-obra de serviços domésticos é alta. "Muitas delas fazem todo o serviço de casa sem problema algum. Acho normal. Uma dose extra de organização, disciplina, bons produtos de limpeza e envolvimento de todos dará conta do recado!"

Sem empregada em casa, cada membro da família precisa ter consciência de que sua participação na realização das tarefas é fundamental para que a casa se mantenha limpa, organizada e harmoniosa. Para isso vale aqui uma boa divisão das tarefas, que deve levar em consideração a capacidade de realização das mesmas, participação e compromisso.

"O ideal é, dentro do possível, cada um realizar a tarefa que desempenha melhor e/ou prefere fazer, tendo períodos do dia definidos para tal de acordo com suas horas livres", orienta Roberta. "Além disso, cada um deve ser responsável por organizar suas coisas e seu espaço, como por exemplo: arrumar sua cama, guardar sua roupa, seus brinquedos e seguir a máxima ‘sujou- limpou’, principalmente na cozinha", completa.

Algumas adaptações na casa podem ser necessárias. A personal organizer lembra que alguns eletrodomésticos e materiais de organização podem facilitar bastante as atividades da família na realização das tarefas domésticas. Entre eles: aspirador de pó, lava-louça e um jogo de cestos (um para roupa suja e um cesto para roupa a ser passada). "A máquina que lava e seca é muito demorada. Prefiro a máquina de lavar e secadora independentes", sugere.

Tendo como exemplo uma família de quatro pessoas (pai e mãe que trabalham fora em período integral, um filho adolescente e filho de oito anos), Roberta Ramos fez uma distribuição das tarefas e periodicidade. Veja como ficou:

Tabela de atividades rotineiras

Como manter a casa em ordem sem empregada doméstic

Tabela de atividades esporádicas

Como manter a casa em ordem sem empregada doméstic

Roberta dá ainda outras dicas:

- Faça uma tabela com a distribuição das tarefas e coloque em local visível. Ela orienta e evita "esquecimentos".

- Camisas sociais podem ser mandadas para a lavanderia, caso seja complicado passá-las.

- Dobre as roupas assim que tirá-las da secadora. Você vai notar que muitas delas não precisarão ser passadas;

- Separe os panos de limpeza por cores e cômodos. Exemplo: azuis para banheiro, amarelos para cozinha, etc. Dessa forma o resíduo característico de cada cômodo não é espalhado.

- Utilize cloro em gel para limpeza dos banheiros, pois remove o mofo, não é necessário esfregar muito e desinfeta o chão.

- Na cozinha, utilize produtos desengordurantes que limpam bem com pouco esforço.

- Considere a ideia de chamar uma faxineira a cada 15 dias para fazer a limpeza mais pesada.

- Se você possui seguro de automóvel, verifique se a seguradora oferece alguns serviços gratuitos ou de baixo custo para a residência (instalação de TV, luminárias, reparos em elétrica e hidráulica, limpeza de estofados, caixa d´água, etc) e use! Eu aproveito ao máximo.


Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente