Como limpar vidros

Como limpar os vidros de sua casa

Quem nunca ouviu dizer que usar jornal para limpar vidros é eficiente? E que o melhor produto para esse tipo de superfície é o álcool? Porém, quem trabalha com limpeza deve saber que essas crenças não estão de acordo com as regras corretas para uma perfeita higienização.

De acordo com o diretor da Câmara Setorial de Químicos da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), Miguel Sinkunas, o vidro é um dos itens mais fáceis de limpar. "O problema é que as pessoas acreditam em alguns mitos que podem até danificar o vidro", afirma ele.

Confira dicas da Abralimp de como manter os vidros brilhantes e adequadamente limpos.

Equipamentos e acessórios - Os mais indicados são esfregão de lã de carneiro, rodo e pano 100% algodão. Utilizar as ferramentas certas é um dos grandes segredos da limpeza profissional, porque garante a relação custo-benefício.

Produtos - Não precisa complicar. Limpa vidros, que são produtos especializados, levam aos resultados mais apropriados com menor esforço e tempo. "O que nunca pode ser usado são produtos alcalinos e ácidos, como desinfetante, ceras, removedores e álcool, porque podem corroer a superfície com o passar do tempo", explica Sinkunas.

Passo a passo

1- Se o vidro estiver muito empoeirado ou engordurado, o ideal é tirar o excesso de sujeira com papel absorvente umedecido em água morna;

2- Aplique o limpa vidros na superfície e espalhe com o esfregão de lã de carneiro;

3- Em seguida, use o rodo para retirar o líquido sobre o vidro, sempre começando de cima para baixo;

4- Um segredo: limpar os vidros quando não está batendo sol potencializa o resultado, porque os produtos químicos podem secar antes do esperado na presença da luz solar, deixando manchas;

5- Para o acabamento, passe um pano de algodão para secar o vidro por inteiro, principalmente nos cantos, onde costuma acumular resíduos;


6- Se a sujeira estiver endurecida e grudada no vidro, a exemplo de fezes de pássaros, existe uma fibra branca não abrasiva ideal para a remoção desse tipo de sujeira, sem danificar o vidro.

Por Jessica Moraes

Comente