Como limpar o ferro de passar?

ferrolimpeza

Shutterstock

Sabia que o seu ferro de passar roupa também necessita de limpeza? Quando um tecido é passado em temperatura superior a que pode suportar, suas fibras acabam sendo queimadas e grudam na base do ferro.

Então como limpar a chapa do ferro quando isso acontece? Usar palha de aço na limpeza do ferro pode deixar resíduos na base, que quando aquecido novamente pode causar um efeito de amarelado nas roupas. Isso também pode retirar o esmalte da base e a antiaderência.

Não é indicado usar produtos de limpeza no ferro. Os resíduos desses produtos podem calcificar, fazendo com que partículas brancas comecem a ser liberadas pelas saídas de vapor.

Sal e bicarbonato de sódio também não é uma boa ideia, pois costuma entupir os pequenos orifícios da saída de vapor da chapa do ferro. O ideal é usar água, vinagre branco e uma esponja macia.

Misture meio de copo de água com meio copo de vinagre branco e aplique sobre a superfície do ferro ainda morno (mas desligado) com o lado mais macio da esponja. Finalize passando um pano úmido várias vezes para remover toda a solução.


Para garantir que os ferros a vapor sigam limpos e funcionando da maneira correta, o ideal é realizar ao menos uma vez por mês o procedimento de autolimpeza descrito no manual de instrução do equipamento.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: limpeza ferro de passar ideias práticas