Como limpar eletrodomésticos brancos

Como limpar os eletrodomésticos brancos

Para acabar com o dilema e a insegurança na hora da limpeza e manutenção de eletrodomésticos brancos e inox, a marca Consul oferece dicas para que essa tarefa não encurte a vida útil dos produtos. Veja como é simples.

O primeiro passo é desligar o produto. Independentemente da categoria, o primeiro passo para a limpeza de qualquer eletrodoméstico é tirar o plugue da tomada, para evitar o risco de choque elétrico. Se forem retirados componentes do produto, na hora da limpeza, certifique-se de que todos foram colocados no lugar antes de ligá-lo novamente.

Geladeiras e lavadoras - Para preservar o brilho e evitar manchas, limpe os produtos apenas com um pano úmido e sabão neutro. Utilize também o pano úmido para enxaguar o produto e, em seguida, seque bem com um pano limpo e seco ou papel. A limpeza do painel de controle deve ser feita somente com um pano macio e seco.

Nunca utilize produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedores), abrasivos (sapólios, pastas), esponja de aço ou escovas para limpar o refrigerador. Além de danificar o produto, esses materiais podem deixar odores desagradáveis dentro da geladeira.

Em produtos inox, é recomendado sempre utilizar um pano macio ou papel toalha, pois esponjas podem riscar a camada de verniz. Essa camada dá brilho e protege o produto. Para limpar a porta da geladeira e a frente da lavadora, é recomendado somente o uso de água morna e, em caso de sujeiras mais pesadas, um detergente neutro.

Microondas e fogões - para limpar o interior do produto, utilize apenas um pano umedecido com água e sabão neutro. Depois da aplicação, todo o sabão deve ser removido com um pano seco.

Para remover resíduos mais difíceis, aqueça uma pequena quantidade de água no micro-ondas ou no fogão por três ou quatro minutos, na potência máxima: o vapor da água ajudará a amolecer a sujeira! Para a limpeza do painel de controle do microondas, basta um pano seco ou papel toalha.

Para evitar manchas, é necessário limpar imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do microondas. O prato giratório pode ser lavado em água corrente, depois de frio. Se lavado quente, pode trincar ou quebrar.

Para realizar a limpeza de fogões inox, um pano ou esponja macia com sabão ou detergente (suave ou neutro) é o mais recomendado. Caso haja derramamento de líquidos na mesa de inox, o melhor é usar apenas um detergente neutro, água e um pano macio.

Produtos específicos para limpar aço inox podem ser aplicados apenas na mesa de inox de fogões (que não possui o verniz protetor), depois de fria, para a remoção de manchas derivadas do derramamento de líquidos e alimentos que, por algum motivo, não foram removidas imediatamente com a limpeza.


A utilização dos "limpa inox" em outras superfícies ou em outras categorias de produtos - como refrigerador, forno e lavadora - pode estragar o verniz protetor e causar variações de tonalidade, aparecimento de manchas, corrosão, entre outros problemas.

Por Jessica Moraes

Comente