Como fazer o seu planejamento pessoal? Recursos que ajudam!

Como fazer o seu planejamento pessoal

Foto - Moodboard/Corbis.

Recentemente uma amiga minha me enviou um link de uma pesquisa sobre o quanto o planejamento pessoal pode diminuir o estresse e a ansiedade. Achei que seria uma boa dica para começar minha coluna aqui no Vila Mulher.

Com a correria da vida hoje em dia é comum as pessoas ficarem estressadas ou ansiosas. Mas esses não são os piores problemas, e sim, os problemas causados por eles como doenças dermatológicas, alergias, gastrites, úlceras, hipertensão entre várias outras que são agravadas pela ansiedade e o estresse.

Existem vários métodos para diminuir esse mal, como atividades físicas, mudança de hábitos, alimentação entre outros. Mas aqui vou falar de planejamento. Seja na vida pessoal ou profissional, essa técnica simples pode ajudar a diminuir os níveis de estresses e ansiedade por conta do fator "previsão". Quanto mais cedo você souber de uma tarefa ou atividade, mais cedo será possível combater o estresse e resolver um possível problema, aliviando um pouco a tensão.

Mas então você pensa: "Ai Cléo, é muito estressante parar pra pensar nessas coisas." Não é bem assim. É mais simples que você imagina, principalmente com as ajudas tecnológicas que temos disponíveis.

Antes de começar qualquer planejamento ou to-do list (lista de "a fazer"), você precisa primeiro organizar o que será feito. Por exemplo, se for uma viagem de final de ano com a família, deve-se pensar no hotel, passagens, roteiro turístico, gastos diários. Se for uma festinha no final de semana para os amigos mais próximos, deve-se pensar em comida, bebida, quais serão os convidados, etc. Depois que você definir o que é necessário para acontecer o evento ou o projeto, fica mais fácil colocar tudo em ordem para organizar com os métodos que eu sugeri abaixo.

Planilhas para planejamento de curto ou a longo prazo

Como fazer o seu planejamento pessoal

Foto - Divulgação.

É o método mais simples. Basta ter algum programa no computador de planilhas como o Excel ou OpenOffice e organizá-lo em três planilhas de: "Tarefas de hoje", "Tarefas pendentes" e "Tarefas concluídas". A terceira aba é apenas para um controle pessoal.

Em cada planilha você deve definir 6 colunas: data, descrição, prioridade, dificuldade, previsão, status e observações. Onde:

- Data: apenas para controle de quando a tarefa foi adicionada na planilha para saber se estou muito atrasada na sua conclusão;

- Descrição: onde deve-se descrever brevemente o que é a tarefa;

- Prioridade: o quanto essa tarefa é importante. Normalmente uso três níveis - alta, média e baixa -, mas você pode definir mais níveis ou até mesmo pontuação de 1 a 5 por exemplo, onde 1 define uma tarefa de prioridade mais baixa e 5 como mais alta.

- Complexidade: o quão difícil é resolver essa tarefa. Definindo isso fica mais fácil de prever o tempo necessário para concluir a tarefa. Também dividido em 3 níveis: Baixa, média e alta.

- Previsão: a quantidade de tempo que eu posso usar para cada tarefa. Esse tempo eu tento definir em horas.

- Status: para controle do andamento das tarefas. Podem ser "Em andamento", "Pendente" e "Concluída".

- Obs.: são notas pessoais. Se uma tarefa demorou mais que o previsto ou se foi necessário dar prioridade para alguma tarefa antes de finalizar outra.

Depois de fazer essas definições, faça o mesmo para as outras abas. As tarefas pendentes são tarefas que você não irá fazer no dia atual. E todas as tarefas que finalizar passe para a aba de Tarefas concluídas.

Dica: eu sempre dou prioridade para as tarefas de prioridade alta com complexidade mais baixa. Assim, as tarefas mais importantes que demoram menos são entregues rapidamente, me deixando mais tranquila em relação aos prazos.

Se preferir, você pode definir as tarefas por semanas e dias. Mas, quanto menor a previsão, mais fácil de acertar o tempo calculado para concluir a tarefa. Quanto maior essa previsão, possivelmente maior será o erro de previsão.

Evernote ou Google Keep para anotações

Esses dois programas podem ser usados no smartphone ou no computador. São bem mais simples e não permitem detalhar tanto uma tarefa quanto no caso de planilhas. Talvez esse se encaixe na maioria dos casos justamente por não despender tanto tempo em detalhes como data, prioridade e observações.

- Evernote

Como fazer o seu planejamento pessoal

Foto - Divulgação.

Para usar o Evernote acesse e faça seu cadastro. Quando acessar sua conta, basta criar suas notas ou to-do lists clicando no botão "Nova Nota" na parte superior da página. Depois basta criar um título e criar sua lista ou nota. Para fazer uma to-do list, basta selecionar o quadradinho com um check no menu superior da edição da nota.

A medida que concluir as tarefas, basta clicar no check para que essa seja riscada. Organize essas tarefas por ordem de prioridade.

Se quiser ter essa lista mais acessível, basta baixar o Evernote para o seu aparelho e fazer o login. A nota será sincronizada e você poderá acessar de qualquer lugar.

- Google Keep It

Como fazer o seu planejamento pessoal

Foto - Divulgação.

Para usar o Google Keep It você deve ter uma conta no Gmail. Para acessar essa ferramenta visite o link. Nesse programinha você pode criar notas ou to-do lists assim como no Evernote. Esse também possui aplicativos para celular. Para criar uma nova nota, basta clicar no ícone de lista no campo de adicionar nota.

Depois de criar a nota basta clicar no botão "Concluído". Ele irá salvar a nota e a medida que concluir suas tarefas, basta clicar no check para as tarefas ficarem riscadas.

À medida que você usar uma ferramenta para te ajudar nessas necessidades, mais automático ficará esse uso. Eu uso para lista de compras, minhas atividades no trabalho, o que eu tenho que fazer nos finais de semana, TUDO!

O planejamento pode te ajudar bastante a aliviar o estresse e a se organizar melhor no dia a dia. Com o tempo você vai perceber que essas técnicas podem te ajudar em qualquer Situação, ajudando consideravelmente no controle da ansiedade que os imprevistos causam na nossa vida.


Cleo Morgause é especialista de e-commerce e apaixonada por tecnologia. Apesar da formação em Sistemas de Informação, adora gastronomia, ginástica, violão, fotografia e desenhos japoneses. Tem como hobby rabiscar papéis e escrever em seus blogs.

Comente