Como escolher o Bacalhau

Como escolher o Bacalhau

Foto/Douglas Aby Saber

Devido à desvalorização do dólar, o bacalhau está mais barato. Mas para o consumidor não ter problemas a Associação de Consumidores, PROTESTE, recomenda observar algumas dicas na hora de escolher o bacalhau.

Existem quatro tipos de peixe que são anunciados como bacalhau, são eles: Cod, Saithe, Zarbo e Ling. Mas bacalhau mesmo, só o Cod, os outros são semelhantes, mas não se trata de bacalhau. Ele apenas recebe a denominação tradicional e comercial de Bacalhau do Porto quando supera os 3,5 quilos.

Ao comprar o bacalhau examine a cor, consistência e defeitos perceptíveis. Evite comprar bacalhau salgado e seco com muito sal ou umidade. Ao comprar o produto inteiro pegue firmemente na parte posterior do peixe, soltando a cauda. Se ela dobrar, é porque tem água em excesso, não é recomendado.

Não compre se estiver vermelho ou com pó fino cinzento, branco ou amarelo, isso indica problemas de processamento e conservação. Fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue são mau sinal, prefira não comprar.

Caso compre congelado, verifique o alimento dentro das embalagens, se atentando à cor e evitando adquirir o produto com gelo solto. Deixe para escolher o bacalhau no final das compras e utilize uma bolsa térmica.

Tipos de Bacalhau

O peixe Cod (Gadus morhua) é o legítimo bacalhau, que vem do Atlântico Norte e quando seco é o maior e mais largo, permitindo o corte em filés. As postas são mais altas, a coloração é palha e a pele se solta com facilidade. Quando cozido, o verdadeiro bacalhau desfaz-se em claras e tenras lascas.

O Bacalhau do Pacífico (Gadus macrocephalus) é mais fibroso e menos saboroso que o Cod. Já o da Groenlândia (Gadus ogac) não é encontrado no mercado brasileiro.

O Saithe (Pollachius virens) tem sabor mais forte e preço mais baixo se comprado ao verdadeiro bacalhau.

O Ling (Molva molva) tem o corpo mais alongado e estreito que os demais, a carne é mais clara e permite um bom corte.

O Zarbo (Brosme brosme) é o menor de todos que são vendidos no Brasil. O corpo é alongado e, quando é desfiado, as lascas são mais duras, boas para fazer bolinhos e tortas.


Cuidados no preparo do bacalhau

Em uma refeição, calcule uma quantia por pessoa entre 150g e 250g. Para dessalgar de forma eficiente coloque o bacalhau num recipiente com água, com a pele do peixe virada para cima. Deixe o bacalhau de molho, dentro da geladeira, durante um dia ou dois. Troque a água várias vezes ao dia.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: bem estar