Como escolher a máquina de lavar?

Qual é a máquina ideal para suas roupas

Foto: reprodução/ Corbis

Indispensável para a dona de casa, a máquina de lavar roupas certamente é o terceiro item que não pode faltar (depois da geladeira e do fogão, é claro!). Só que antes de comprar ou de trocar a sua, saiba que existem vários fatores que devem ser levados em consideração. Só estética e preço não vão determinar se é realmente a ideal. Então, como escolher?

Vamos analisar três fatores principais:

Capacidade:

Antes de optar por uma lavadora super potente, com a maior capacidade de roupas que existe, daquelas de lavanderia de cinema, veja realmente se esse número está de acordo com a quantidade de roupas que vão para a máquina e com que frequência.

Para ter uma ideia, as roupas mais pesadas são:

Jeans - 800 gramas

edredon solteiro - 900 gramas

colcha solteiro - 1000 gramas

colcha casal - 1300 gramas

edredon casal - 1800 gramas

edredon KingSize - 2500 gramas

(valor aproximado)

Portanto, analise as roupas pesadas antes e tenha em mente que se você tem pouco espaço para pendurar, não vai poder lavar muitas roupas de uma vez só, concorda? Portanto, uma máquina com capacidade para 12 kg em um apartamento com um varal de teto, não vai ser muito útil. Para quem mora sozinho, 6kg costuma ser eficiente. Avalie as suas condições.

Economia e sustentabilidade

Elas geralmente são mais caras, mas as máquinas com carregamento lateral lavam a mesma quantidade de roupa que uma lavadora com abertura na parte superior usando bem menos água. Portanto, à longo prazo, representa economia e também sustentabilidade.

Fique de olho se tem o selo Procel (uma etiqueta colada no eletrodoméstico), uma indicação de que ela está de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro. As faixas de indicação vão de A a E, sendo A as mais econômicas e E as menos econômicas.


Praticidade

Se praticidade é o que busca (tanto por falta de espaço quanto por falta de tempo), observe as funções. Alguns modelos permitem armazenar sabão e amaciante, determinando a quantidade ideal para cada tipo de lavagem.

Fique atenta aos programas que a máquina oferece. Algumas possuem de acordo com as peças que irão ser levadas. Por exemplo, se naquele cesto as roupas estão sem mancha ou são delicadas, você pode optar por uma lavagem rápida. Roupas brancas e jeans, lavagem mais profunda.

Para otimizar espaço e facilitar, prefira as que lavam e centrifugam.

Veja alguns modelos:

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: casa roupa máquina de lavar como escolher