Como andar corretamente

Como andar corretamente

Para se caminhar corretamente é preciso estar atenta ao seu tipo de pisada e à sua postura.

Evite pisar com a ponta do pé e dar pisadas muito fortes no chão. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar e depois aterrissar a planta do . É importante rolar a pisada no sentido calcanhar, arco e dedos, complementando sempre essa seqüência antes de mudar para o próximo passo.

Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair e o risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

A postura é outro detalhe importante. É preciso caminhar como se estivesse olhando 20 metros à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdômen e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão, podendo causar dores nas costas e na canela. O tênis é a melhor opção, mas se for apertado, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés.

A cabeça deve estar centrada nos ombros e o olhar focando o horizonte, em linha reta. A cabeça e o queixo acompanham o olhar. Os ombros devem estar relaxados. Evite incliná-los para a frente ou para os lados. O tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás.

Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.

Nas mãos, o ideal é agir como se tivesse segurando uma borboleta. A idéia é não apertá-las, para não esmagar a borboleta, nem abri-las demais para não deixar a borboleta fugir.

Para proteger a coluna, o abdômen deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix (ossinho no final da coluna) em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.


Mova o quadril de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para frente e para trás. Nunca movimente os quadris para os lados.

A respiração também é muito importante. Concentre-se em manter a respiração suave, profunda e regular.

Por Jessica Moraes

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