Combos em fast foods: bom para o bolso, ruim para a saúde

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O combo do Big Mac, com sanduíche, batata e refrigerante possui exatamente 982 calorias, uau! Foto - divulgação

Você que é fã de fast food e adora escolher sua refeição em combo, pois sabe que vai economizar alguns reais no fim da compra, já parou para pensar que sua saúde pode estar correndo um baita risco?

Em grandes redes como Mc Donalds e Burguer King, juntar o lanche com a batata frita e um refrigerante pode resultar em um combo de calorias, gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sódio em quantidades que vão além das recomendadas por dia!

Se você comer um combo do Whooper, carro-chefe do Burguer King, e aproveitar o refil gratuito de refrigerante em três copos durante a refeição, vai alcançar as 2000 calorias recomendadas para um dia. Mesmo que tome só um copo de refri, o combo contará com 1531 calorias, 77% do total indicado. Se ainda quiser optar apenas por comer o lanche, a energia consumida será de 978 calorias, 49% da aconselhada para um dia. Lembrando que você ainda teve o café da manhã e pensa em um lanche da tarde e o jantar.

Isso porque estamos falando apenas das calorias. No entanto, se considerarmos as gorduras totais, o sanduíche sozinho possui 62 gramas, 113% da recomendação diária, que é de 55 gramas. Falando em gordura saturada, o sanduíche contém 95% do máximo a ser ingerido. Com o refri e a batata inclusos, as gorduras totais somam 78 gramas, 142% do recomendado, e as saturadas resultam em 37 gramas, 168% do que é orientado.

Em relação ao sódio, a coisa complica. O combo ao todo resulta em 2062 mg de sódio, ultrapassando o máximo que pode ser consumido no dia, 2000 mg. Só o lanche possui 1497 mg.

Todos esses excessos causam grandes desequilíbrios ao corpo. A gordura saturada em grandes quantidades aumenta o colesterol ruim, a pressão arterial e resulta em problemas cardiovasculares.

O Big Mac, lanche principal do Mc Donalds, não fica muito atrás, mas pode ser uma opção melhor do que a citada acima. O sanduíche possui 494 calorias, 25% das 2000 necessárias por dia. Possui 26 gramas de gorduras totais, das 55 gramas recomendadas e 9,7 gramas das gorduras saturadas, das 22 indicadas ao dia. Quando o assunto é sódio, o lanche carrega 817 mg do mineral, 41% do orientado por dia.

Ao optar pelo lanche seguido do combo com batata e refrigerante, o resultado é de 982 calorias, 41 gramas de gorduras totais, 14,3 de saturadas e 1148 mg de sódio, 57% do recomendado diariamente.

Combos light

Para você que tem pressa e ainda gosta dos valores encontrados nessas hamburguerias, basta optar por opções mais saudáveis. No Burguer King, por exemplo, você encontra a salada Caesar, com mix de folhas e peito de frango grelado e croutons com 53 calorias apenas. Já no Mc Donalds, a Premium Salad Grill é a melhor pedida. Com frango grelhado, mix de folhas, cenoura ralada, tomate grape, nozinhos de mussarela, croutons e tomate seco, o prato leva 227 calorias.

Outra opção são os lanches de 15 cm do Subway. O BMT, por exemplo, com pão de 9 grãos, conta com 380 calorias, 12,6 gramas de gordura total, 3,8 de saturadas e 1141 mg de sódio. O sanduíche vegetariano de 15 cm da rede de fast food possui somente 177 calorias. Lembre-se que o lanche de 30 cm dobra os valores!

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Para você que está em busca de uma dieta balanceada, lembre-se que os alimentos das redes fast food são prejudiciais à saúde, principalmente pelos altos índices de sódio e gorduras saturadas. Vale lembrar ainda que eles são pobres em vitaminas, nutrientes e fibras, o que é altamente recomendado, especialmente às crianças.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

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