Cinco óleos essenciais para ter em casa

Cinco óleos essenciais para ter em casa

Óleos Essenciais são substâncias aromáticas extraídas das folhas, flores, raízes e caules que podem ser usadas com fins terapêuticos em variadas situações. Há uma diversidade deles aqui no Brasil, mas segundo a aromaterapeuta Sâmia Maluf, cinco deles são indispensáveis para se ter em casa: alecrim, ylang ylang, lavanda, tea tree e hortelã pimenta.

"Juntos, eles compõem uma farmácia caseira e são capazes de atenuar casos de queimaduras, pressão baixa, hipertensão, insônia e outros problemas que não têm hora para surgir", explica a especialista.

De acordo com Sâmia, esse é um método para quem almeja o bem-estar físico, estético e emocional. É preciso saber diferenciar os óleos essenciais das simples essências, que são aromas sintéticos.

A verdadeira Aromaterapia utiliza-se de Óleos Essenciais e Óleos Vegetais puros. Suas propriedades e eficácia não se detêm apenas a um cheiro agradável, capaz de provocar sensações, mas sim a um grande poder terapêutico extraído da natureza.  Os Óleos Essenciais puros podem tratar a mente e o corpo, mas seus benefícios estão diretamente ligados ao processo de extração, que necessariamente deve levar ao consumidor final a pureza total, que permite inalá-los e até ingerir alguns deles.

Você encontra os óleos essenciais em lojas especializadas de aromaterapia e produtos terapêuticos e para saber como comprar, fique atenta a alguns detalhes, como por exemplo, ver se os óleos são vendidos em frascos de vidro escuro (âmbar, azul), lacrados, com uma etiqueta que deve conter sempre: "óleo essencial 100% puro e natural" ou "100% óleo etérico" ou "essência altamente pura e concentrada da planta". Outras informações que devem conter na embalagem: o nome científico da planta, a parte da planta que foi usada na extração, data da extração e validade do produto.

Veja as características de cada tipo de óleo essencial:

 

Alecrim - atua nos casos de queda de pressão repentina, que acontece muitas vezes em consequência do calor e também ajuda a melhorar quadros de esgotamento mental, tanto em crianças quanto em adultos. A aromaterapeuta indica que, quando houver queda brusca e repentina de pressão, pode-se inalar o alecrim diretamente do frasco. Para os casos de esgotamento mental, ela sugere o uso de 25 gotas do óleo diretamente em um aromatizador elétrico.

Ylang Ylang - é excelente para casos de hipertensão, pois regula o fluxo de adrenalina e relaxa o sistema nervoso. Pode ser usado quando há um pico de pressão alta. "Em casos de emergência, basta inalar diretamente do frasco. Mas pode-se fazer escalda pés antes de dormir também, para relaxar e ajudar a baixar a pressão arterial", diz Sâmia. Para o escalda pés, ela sugere colocar de 15 a 20 gotas deste óleo essencial em até dois litros de água - de morna a quente.

Lavanda - um dos óleos essenciais mais conhecidos da Aromaterapia, a lavanda ajuda quem tem problemas de insônia e também mulheres com tensão pré-menstrual", afirma Sâmia. Este óleo também pode ser utilizado em casos de queimaduras, alergias e picadas de inseto. "É um dos óleos essenciais que pode ser usado puro, diretamente na pele", destaca a aromaterapeuta. Nos casos de TPM e insônia, é muito interessante usar de 20 a 25 gotas em um aromatizador elétrico. A lavanda acalma, relaxa e melhora a qualidade do sono.

 

Tea Tree - é um poderoso antisséptico que pode ser usado sobre cortes e em casos de infecção, inclusive em bochechos. A aromaterapeuta destaca que, como a lavanda, este óleo também pode ser usado puro.  "Sobre a pele, para casos de fungos na unha ou acne, basta pingar uma gotinha no local". Para quem sofre com a cistite, Sâmia recomenda um banho de assento: basta misturar cinco gotas do óleo essencial em um litro d’água.

Hortelã Pimenta - é indicado para problemas respiratórios como bronquite, sinusite, resfriados, congestão nasal e pulmonar e muco. Nestes casos, basta usar de 20 a 25 gotas do óleo no aromatizador elétrico para ajudar a melhorar os sintomas. "Também é eficaz em caso de dores musculares e enxaquecas", completa. Para aliviar a enxaqueca, a aromaterapeuta indica colocar uma ou duas gotas do óleo em um lenço de papel e inalar.  

Por Jessica Moraes

Comente