Chega de acumular coisas em casa!

coisas demais

© Big Cheese Photo/Corbis

Você realmente precisa de dezenas de toalhas, vários lençóis de cama e um monte de tuppewares? É claro que, em algumas situações, precisamos de pelo menos um item a mais de cada objeto para o nosso cotidiano, mas você já parou pra calcular o que realmente é suficiente para o seu uso? Muitas vezes temos tanta coisa sobrando, que além do desperdício, o acúmulo gera um problema a mais no nosso dia a dia: a temível bagunça.

Essa talvez seja hora de fazer uma "reforma geral" dentro de casa. Parar e rever a quantidade de coisas que você não precisa e, quem sabe, doar para quem estiver necessitando. Mesmo que seja a vizinha do lado. Isso não é só uma questão de pessoas acumuladoras, mas também de pessoas extremamente preocupadas com limpeza.

Se você reparar, tem um bando de gente que acumula toalhas, produtos de higiene, sabonetes e demais itens relacionados, como se realmente servissem para alguma urgência "higiênica". No entanto, geralmente é uma opção que pode ser descartada, assim como vários outros elementos em excesso. Veja a lista dos objetos em excesso que o site Apartment Therapy elaborou e desapegue-se já (não se preocupe, sapatos não estão na lista)!

Lençol de cama - A menos que você tenha filhos que fazem xixi na cama e precisa mudar sua roupa de cama todas as noites, você realmente não precisa de mais do que dois ou três conjuntos de lençóis para cada cama (dois, se você lava com frequência, três se você é preguiçosa). Concentre-se, em vez disso, na qualidade - lençóis de linho, por exemplo. Doe lençóis velhos para abrigos ou rasgue-os e transforme-os em trapinhos para limpeza.

Taças e copos - Taças de vinho, de martini, copos de uísque. Você realmente precisa de um copo diferente para cada bebida que você bebe? Uma seleção na coleção de copos pode dar mais espaço nos seus armários e você vai passar a usar mais aqueles modelos que ficaram guardados lá no fundo.

Tupperware - Mesmo que você ame guardar as sobras de comida, tenha certeza de que ainda assim você não precisa de tantos recipientes de plástico assim no armário da sua cozinha. Vá até o esconderijo dele e livre-se de pelo menos todos aqueles recipientes sem tampa, pois você não vai usá-los mesmo!

Toalhas - Tal como acontece com os lençóis, acontecem com toalhas. Você por acaso usa uma toalha nova a cada banho? Pois então considere o uso de uma toalha de cabelo, uma toalha de corpo e uma toalha de rosto/mão por uma semana inteira. Assim como os lençóis, doe toalhas velhas para abrigos. Algumas que ainda estejam em boas condições você pode usar na praia. Libere espaço no armário; dois ou três kits de toalha são suficientes para uma troca semanal.

Produtos de beleza/higiene - Quando se trata de produtos para cabelo, para o rosto, para a pele, tudo o que compramos parece não ser o bastante. Um produtinho que é novidade acaba entrando na necéssaire, mesmo sem um motivo concreto. Mas é tempo de eliminar aqueles produtinhos aparentemente milagrosos que no fim não serviram de nada. Assim como a maquiagem. Principalmente o que já passou do prazo de validade!

Livros - sim, pra muita gente é difícil doar sua coleção de livros, mas se você não for usá-los, eles estarão apenas juntando poeira. Escolha seus favoritos e doe o restante para a sua biblioteca local, um hospital ou casa de repouso, ou envie livros para os amigos. Se você não tiver feito isso, considere fazer a mudança para a leitura de livros em seu Kindle, Tablet ou até mesmo Smartphone. Só salve cópias de livros que você tem certeza que você deseja manter.

Sabonetinhos decorados, velas perfumadas, bibelôs - sim, eles são uma gracinha, mas vamos combinar, não tem utilidade alguma. Se você os têm mas não usa, só coleciona, hora de rever suas utilidades. Estão ocupando espaço, pegando poeira? Ou ao menos podem ter um fim mais aproveitável? Seja perfumar o quarto, dar de lembrança para alguém?


Cabides - no seu guarda-roupa tem uma mistura de cabides de madeira, plástico, tecido e estão tão grudados que acabam arruinando suas roupas e deixando o espaço uma imensa desordem? Separe-os e escolha só um tipo de cabide de para usar, o resto doe ou reaproveite! Além de mais espaço, suas roupas ficam mais organizadas. Visualmente fica menos poluído, você vai ter até gosto de olhar suas roupas por mais tempo!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: acúmulo acumular coisas acumuladoras