Celebre o início do ano astrológico

Celebre o início do ano astrológico

O calendário gregoriano é um dos mais praticados em todo mundo e tem como primeiro de janeiro o início de cada ano. Mas na astrologia é diferente. O seu ano novo sempre começa quando o sol entra no signo de Áries, no dia 20 de março. "O Sol é a representação da energia e centralização. Já Áries a constelação sinalizadora do começo, que estimula a coragem para novos desafios", afirma o astrólogo Sérgio Carmanhani.

A data também marca a chegada do outono, ou melhor, o equinócio de outono no Hemisfério Sul e o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Para entender melhor é preciso saber antes o significado de equinócio, palavra derivada do latim aequinoctium ("noite igual" em português), que se refere ao momento do ano em que a duração do dia é igual ao da noite sobre toda a Terra. "Astronomicamente isto se dá quando o Sol na sua caminhada (seu movimento anual) corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º, iluminando igualmente as duas partes do globo terrestre, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma extensão de tempo". Sérgio diz que na astrologia esse momento é chamado de "ponto venal", que marca a entrada do sol no signo de Áries.

"Ele é a referencia para os cálculos da longitude dos planetas (onde eles se encontram no céu). Momento do ano onde a Terra recebe em ambos os hemisférios a mesma intensidade de luz solar", acrescenta.

Conforme o astrólogo, o início do ano astrológico representa um momento importante para todas as escolas filosóficas e espiritualistas. "É a natureza renovando a força do homem. No hemisfério Sul, é o Outono, tempo de colheita e de amadurecimento. Praticar esse rito é acionar consciente ou inconscientemente a força da natureza latente no ser humano, mas muitas vezes esquecida ou adormecida", diz. Por isso, Sérgio sugere que se aproveite este dia para mentalizar coisas positivas.

Ele lembra que dentro de cada um de nós existe um "sol cósmico", uma centelha de vida que nos acompanha. "Precisamos esperar sua ressurreição trabalhando o espírito, para que a mãe Natureza saiba que não ficamos improdutivos e nos abençoe novamente recarregando-nos de forças para re-surgirmos, re-começarmos, superando as limitações". Para isso, o astrólogo indica alguns minutos de mentalização neste dia 20, no início deste ano novo astrológico.

1) Mentalize o fogo que manifesta o desejo da semente e ilumina sua vontade de ser. Ele ensina para a semente a autenticidade de ser.

2) Mentalize a terra que cumpre a função de receber, acolher, sustentar e abrigar a semente. Ela ensina para a semente a perseverar e a confiar no que está por vir.

3) Mentalize a água que nutri, alimenta e faz a manutenção da semente e seu processo de reprodução. Ela ensina para a semente a generosidade que devemos ter diante da vida e do outro.


4) Mentalize o ar é ele quem dá o oxigênio necessário para a manutenção da semente, fazendo uso de sua leveza e a transporta para um novo local, para que ela possa esperar o início de um novo ciclo. Ele ensina para ela a humildade e a gentileza de conduzir sem nada esperar, só levar.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: signos ano novo astral horóscopo