Ceia de Natal: dicas para você preparar a mesa

ceia

foto: © the food passionates/Corbis

Mesmo com aquele clima gostoso de Natal no ar, já bate aquela preocupação: como preparar a ceia de Natal deste ano? O que servir? Como servir? Para sanar todas as dúvidas, primeiro você precisa saber onde vai ser, quantas e quais pessoas você irá servir. Tendo isso em vista você poderá decidir por dois tipos de ceia, uma mais requintada, à francesa, ou outra mais informal, com serviço de buffet (à inglesa).

Jantar informal

Se você escolher a mais informal, que é mais prática, pode-se compartilhar tranquilamente com os convidados o que será servido na ceia. Saber o número de convidados é fundamental para poder reservar os lugares, definir a posição da mesa e a disposição do que será servido.

Evite deixar a mesa encostada na parede, para evitar aglomerações; deixe os convidados terem acesso a todos os lados da mesa. Deixe talheres, pratos, copos e travessas sobrando para facilitar, pelo mesmo motivo.

Observe se o tamanho da toalha de mesa é adequado. Não pode estar demasiadamente comprida, para não enrolar nos pés das pessoas, e nem curta demais. Mais ou menos 30 cm de caimento para os lados está de bom tamanho.

Se usar arranjos natalinos para compor a decoração da mesa, procure usar uma toalha de cor única, e que os pratos sejam brancos. Evite poluição visual. Cerveja, refrigerante, água de coco, ponche, champanhe e espumante podem ser servidos tranquilamente. O que não servir: pratos muito líquidos e comidas pesadas.

Jantar requintado

ceia

A. Serviço de prato B. Prato de pão C. garfo de jantar D. garfo de salada E. faca de jantar G. faca de pão H. colher de sobremesa I. garfo de bolo J. copo de água K. vinho branco L. vinho tinto M. Guardanapo N. cartão de reserva de mesa - foto reprodução: Ecru Stationery

Se o jantar for mais requintado, que pode ser uma boa opção para servir um grupo menor de pessoas, o processo é bem diferente: são quatro tipos de copos, oito tipos de talheres e três tipos de pratos e guardanapo de tecido.

Por ser mais sofisticada, a montagem da mesa pode sair mais cara. Se a pessoa já tiver alguns itens, como talheres, copos e sousplats (uma espécie de prato que serve como apoio para outros) aí pode sair um pouco mais barato.

Recomenda-se que a toalha da mesa e os guardanapos sejam do mesmo tecido. Todos os aparelhos devem ser colocados a 3 cm da borda da mesa. Além disso, os talheres devem ficar voltados para cima; o guardanapo é colocado em cima do prato, ou à esquerda dos talheres. Copos e taças ficam mais acima do prato, do lado direito, enfileirados em diagonal: na primeira taça será servida água; na do meio, vinho tinto; a menor de vinho branco e a de champanhe fica entre essas duas.


Vale lembrar que a ceia de Natal é um período de confraternização. Não é um momento propício para discussão, embates ou assuntos sérios. É um momento de descontração, harmonia e alegria. Manter isso em mente é o essencial, antes de qualquer outra regra de etiqueta.

Por Jessica Moraes

Comente