Cata-vento

Catavento

Um cata-vento no telhado pode ser apenas um item de decoração, mas você sabia que estes objetos carregam uma tradição de mais de dois mil anos e muita simbologia?

Normalmente feito de metal com uma seta ele serve para indicar a direção e a velocidade do vento. Além da seta o objeto sempre tem uma figura em cima. Há dois mil anos atrás, quando foi criado, era tradicional ter em cima dos telhados a figura de um ser mitológico de bronze com uma vareta nas mãos que indicava o leste.

Depois, o que mais aparecia nos cata-ventos em cima de igrejas e construções militares era o galo que carregava diversos significados como por exemplo vigilância e proteção contra maus espíritos e calamidades, trazendo saúde e esperança.

Mais pra frente, lá pela Idade Média, além do galo, os objetos foram ganhando representações de anjos, bandeiras e patos. Foi nessa época que o cata-vento passou a ganhar lugar no telhado das casas e até hoje essa tradição segue com a simbologia de trazer proteção para quem vive no lugar.


Por Larissa Alvarez

Comente