Casa livre de insetos

casa livre de insetos

A preocupação em ter uma casa livre dos insetos é grande, principalmente como o mosquito da dengue, por conta da notícia do primeiro caso de dengue tipo 4 no estado de São Paulo.

Além da preocupação diária e primordial de não deixar água parada acumulada em vasos, pneus e caixas d´água, também é possível tomar alguns procedimentos que evitem outros tipos de pragas e presenças indesejáveis pela casa, como traças, pernilongos, baratas e ratos, que podem trazer outros tipos de doença para dentro de casa.

Janelas - feche as janelas ao entardecer é uma forma de evitar a invasão dos mosquitos; telas também dificultam a entrada de insetos voadores.

Repelentes - o repelente de ambientes também é uma maneira de evitar a presença de alguns insetos. A citronela é uma planta conhecida por essa função. Um vasinho em lugares arejados e com muito vento ajuda a espalhar o aroma pela casa, afastando os mosquitos e pernilongos.

Inseticidas - é preciso ter cuidados com eles. Plantas e animais como peixes de aquário são muito sensíveis a essas substâncias químicas. Por isso isole-os da área a ser aplicado o produto.

Receitas caseiras - para traças, o ideal é colocar um saquinho de pimenta-do-reino em grãos nos fundos dos armários e gavetas. Outros "repelentes naturais" são os limões e os cravos. Espalhar pequenas quantidades em pires em lugares estratégicos da casa pode ajudar a eliminar formigas e moscas.

leia também


Para as temíveis baratas, é indicado o uso de naftalinas, mas melhor que isso, é cuidar da higiene da casa. Jogar os restos de comida em saquinhos de lixo e removê-los para fora de casa evita também a presença de ratos. Também evite acumular louça suja. Cozinha e casa limpa também é sinônimo de casa livre de insetos.

Por Jessica Moraes

Comente