Casa feita de container marítimo

Casa feita de container marítimo

Você já deve ter lido algo sobre casas sustentáveis que, além de serem amigas do meio ambiente, também dão aquela forcinha ao bolso. Mas, já pensou em uma casa cuja estrutura é feita de containers marítimos?

Danilo Corbas, arquiteto que concebeu o projeto, conta que, aliado à vontade de desenvolver uma linguagem arquitetônica de grandes contrastes, existiu o desejo de criar técnicas voltadas à construção sustentável. Assim, o arquiteto começou a projetar sua própria casa.

"Quando comecei a pesquisar as técnicas existentes para utilizar na minha obra, com as indústrias e faculdades, percebi que o projeto causava grande interesse. Daí foi que surgiu a idéia de tornar público meu projeto e de receber o apoio das empresas. Busquei uma assessoria de marketing e então surgiu o Projeto Casa Container", descreve.

E não pense que estamos falando de qualquer casa - a criação de Danilo terá 196m² de área construída, distribuída em dois pavimentos. Serão três quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas.

Além de fomentar debates em torno da questão, o projeto ainda promete incentivar iniciativas na área de construção sustentável. Segundo o arquiteto, a casa ficará aberta durante 45 dias para visitação. Assim, o público interessado poderá ver de perto quais foram as inovações trazidas pela extensa pesquisa de Danilo e, quem sabe, se inspirar.

Para ganhar a alcunha de "eco-friendly" (que, segundo o arquiteto, vem de ações que visam provocar dano mínimo ao meio ambiente), a casa terá telhado verde, 85% da área do terreno permeável, telhas brancas para refletir a luz do sol, metais e louças que economizam água, reaproveitamento de água da chuva para irrigação de jardim, 95% da iluminação feita com lâmpadas LED, aquecimento solar para água de chuveiro, uso de lã de PET para isolamento térmico e acústico, utilização de tintas à base de água e a estrutura feita de container marítimo. Sim, você leu certo.

Danilo explica: "esses containers são feitos de aço corten, um material muito resistente, o que torna ainda menos razoável o fato deles apodrecerem em terminais portuários, ou virarem ‘depósito de qualquer coisa’". E completa: "A facilidade de transporte desses contentores também possibilita que uma grande parte da ‘fabricação’ de uma casa de contêineres seja feita longe do terreno e até mesmo a casa possa ser desmontada e remontada em outro local", completa. Esses elementos, junto à sua já citada vontade de trabalhar a linguagem industrial, foram suficientes para sua escolha.

Claro que, por ser de metal, as coisas dentro da casa podem ficar, digamos, quentes. Mas isso é o de menos. "Temos hoje à disposição diversos materiais que ajudam no controle da temperatura. Mantas térmicas, tintas reflexivas, telhas térmicas, telhado verde, etc", explica o idealizador do projeto.

"A meta do Projeto Casa Container é aliar o uso desses materiais a boas práticas de projeto, como a observação do uso de ventilação cruzada e de um projeto paisagístico que sombreie a construção, principalmente na face oeste", adiciona.

Caro que sai barato

Embora alguns materiais sustentáveis ainda sejam caros, a economia pode ser maior no futuro. No caso da Casa Container, segundo Danilo, a economia pode chegar a 30%, considerando uma casa com o mesmo acabamento e equipamentos. A economia também fica por conta da estrutura, feita de containers marítimos.

O arquiteto não tem noção do custo final de seu projeto, mas garante que a manutenção é semelhante a qualquer outra casa. "Quando bem construída, basta estar atento a integridade da pintura e ao aparecimento de possíveis pontos de corrosão. O resto todo mundo sabe como é", afirma.

Mesmo sem um projeto dessa dimensão, você pode transformar sua casa em uma amiga do meio ambiente. Confira as dicas do arquiteto Danilo Corbas para que, mesmo com uma casa já pronta, você colabore em prol de um mundo mais sustentável:

• Evitar desperdícios de água e energia pode significar escolher melhor o eletrodoméstico que vai comprar ou usar aeradores nas torneiras;

• Aquecedores solares são de simples instalação e representam uma grande economia no final do mês;


• Deixe a maior área permeável que puder, em seu terreno;

• Pintar o telhado de branco melhora o desempenho térmico e diminui o consumo de ar-condicionado;

• Dê preferência às lâmpadas de baixo consumo;

• Use tintas à base de água quando for pintar sua casa;

• Se for comprar algo para a sua casa, observe se o produto tem certificações confiáveis.

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: equilíbrio bem estar casa ecológica