Brinque com os espelhos na decoração

Espelho espelho meu

Foto Joia Bergamo/divulgação

Os móveis, as cores das paredes, os quadros e os tapetes são essenciais para dar ao espaço um toque especial, seja ele despojado ou mais clássico. E para arrematar, que tal apostar nos espelhos?

Estes objetos fazem milagres e são capazes de aumentar ou diminuir determinados ambientes. "Em sua grande maioria, os espelhos ampliam espaços quando duplicam imagens agradáveis e trazem luz natural para dentro de casa. O inverso acontece se colocarmos espelhos em finais de corredores, pois afunilamos ainda mais este ambiente, dando um estreitamento muito maior do que realmente ele tem", diz a designer de interiores Bernadete Cubas.

A arquiteta Jóia Bergamo comenta que não existe uma tendência na hora de decorar espaços com espelhos e ressalta que o bom senso é palavra de ordem, uma vez que este objeto exerce bastante influencia no ambiente. "O espelho deve estar em uma altura média, entre 1,40m e 1,80m. E caso seja necessária a divisão do espelho, que não seja na altura dos olhos".

Entre os ambientes que combinam muito bem com espelhos estão hall de entrada, closets, banheiros e porta de armários para os quartos. "Quando aplicado num ambiente pequeno, como um lavabo, modifica todo o visual estético e funcional do ambiente", diz Joia. Bernadete completa: "Uma vez coloquei espelhos em muros para duplicar imagens de jardim". Outra opção é revestir móveis com espelho, entre eles cômodas, criados-mudos, chapeleiras, fundo de prateleiras, biombos, balcões, mesas laterais e de centro, aparadores e vasos.

Porém, em certos lugares os espelhos não harmonizam. "Eu como design de interiores não uso em meus projetos espelhos em salas de jantares onde a mesa ficará muito próxima ao espelho. Acho desagradável a imagem do abrir e fechar da boca na hora da alimentação. Assim como também não uso espelhos muito próximos à cama. Penso que ninguém se ache muito interessante ao despertar", diz Bernadete.


Outros cuidados também precisam ser tomados. Segundo a designer de interiores não aconselha colocar espelhos em locais onde existem o tráfego de crianças e idosos. Fique atento à imagem que o espelho vai replicar e evite utilizar mais de um espelho no mesmo ambiente. "E em salas de jantares não use espelhos abaixo da altura do espaldar das cadeiras", completa.

Para deixar o espelho ainda mais belo no ambiente, você pode emoldurá-lo. Para escolher os melhores modelos leve em consideração o ambiente onde este espelho ficará exposto. "Caso a decoração seja mais moderna, opte por molduras de linhas retas e tons neutros. Se for um estilo mais clássico prefira as mais trabalhadas em tons de dourado e ouro velho. Se mesmo assim estiver insegura, utilize uma moldura mais fina em tons de prata", sugere Bernadete.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente