Bonsai, a natureza dentro de casa

Bonsai

Os moradores de grandes centros urbanos costumam buscar dentro de casa um contato maior com a natureza. Junto com flores e plantas tradicionais, alguns recorrem à filosofia oriental e adotam o bonsai para enfeitar o ambiente.

A palavra bonsai significa “cultivado em bandeja”. Ou seja, são pequenas árvores plantadas em bandejas ou vasos. O cultivo tem como foco fazer uma réplica em miniatura de árvore natural.

O bonsai é originário da China e muito divulgado pelos japoneses, mas há indícios de que médicos indianos utilizavam bonsais para carregar plantas medicinais em suas visitas clínicas.

Mesmo em miniatura, as árvores geram frutos e flores do tamanho natural. Seu tamanho varia de 5 a 120 centímetros, por causa das constantes podas realizadas nas raízes e nas copas, além do espaço limitado para que elas cresçam.

O paisagista Rui Fukushima, responsável pela paisagem na Exposição de maquetes Templos e Palácios Japoneses no Palácio do Governo de São Paulo em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, explica que ter um bonsai é uma maneira de trazer a natureza para dentro de casa, assim como com o Ikebana e o Jardim Japonês, outras artes orientais.

“São filosofias de vida e longevidade. É um modo de trazer para dentro da casa aquilo que você não pode conseguir na natureza. Se você gosta de uma árvore muito bonita, pode trazer aquela imagem para sua casa com um bonsai. É para ter o verde em casa, ter o que você admira na natureza perto de você”, diz.

Segundo o especialista, as árvores custam entre R$ 70 e R$ 5 mil. As mais baratas costumam ser falsificadas e não duram muito tempo. Por isso, é bom pesquisar antes de adquirir uma, mesmo que o valor seja alto.

Fonte - MBPress

Comente