Boa forma dos 8 aos 80

A cada dia se valoriza mais a boa forma. E não só pela questão da estética, mas também pelo lado da saúde. A consciência atual sobre a necessidade da prática de atividade física envolve a manutenção da beleza, da saúde e do bem-estar físico e mental.

São inúmeros os benefícios de manter o corpo em forma por meio dos exercícios. Temos uma melhora no sistema cardiovascular, na circulação sangüínea, no aumento da capacidade pulmonar, e até na prevenção de doenças, em função do sistema imunológico ser beneficiado. A musculatura também é fortalecida, o que proporciona maior facilidade na realização de atividades diárias e, também, aumento da auto-estima.

Porém, não é aconselhável sair por aí e começar qualquer exercício sem uma orientação adequada. Manter uma postura correta, pisar adequadamente no solo, ou levantar a quantidade certa de peso, são detalhes importantes que evitam lesões e garantem resultados esperados. Respeite seu corpo e conheça seus limites para que, assim, possa usufruir dele da melhor maneira possível e por um longo tempo.

Para garantir qualidade de vida, saiba quais são os exercícios mais apropriados para cada faixa etária.

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Dos 20 aos 30 anos

É nessa etapa da vida que somos mais beneficiados. Nosso metabolismo corporal está acelerado facilitando assim os resultados buscados com a prática de exercícios físicos e a perda de peso acontece com maior facilidade.

Atividades físicas indicadas: exercícios de força como a musculação associada a exercícios aeróbicos como caminhadas, ciclismo, caminhadas com exercícios localizados, lutas (jiu-jitsu, judô, taek won do, karatê) e musculação. Aproveite ao máximo, pois o pique é total.

Dos 30 aos 40 anos

Momento certo para se cuidar com mais intensidade e dedicação. A partir dos 30 anos o risco de aparecerem doenças relacionadas ao coração, especialmente em pessoas sedentárias e que não possuem hábitos alimentares adequados aumenta. É nessa fase que a mulher atinge o auge da vida: está madura, capaz, segura, preocupando-se com o bem estar pessoal.

Atividades físicas indicadas: exercícios com pesos como a musculação, devem ser priorizados, pois há uma perda sutil de massa muscular nessa fase e a cada década um pouquinho mais. Caso seu objetivo seja emagrecer, combine-os com os aeróbicos como hidroginástica, natação e bicicleta além das caminhadas e corridas. Associe, por exemplo, a caminhada com a ioga ou pilates (exercício de força), a musculação com hidroginástica ou natação, musculação com alongamentos e ciclismo.

Dos 40 em diante:

Há uma queda na produção hormonal que afeta não só o corpo, mas também muda a textura da pele (ela perde o viço), queda dos cabelos, irritabilidade, entre outros problemas. É necessário também cuidar dos ossos que ficam fragilizados nessa fase.

Atividades físicas indicadas: aposte nos exercícios físicos antiestresse como a ioga, o tai chi, alongamento, danças de salão, do ventre entre outras, pois têm a função de recuperar a musculatura. Não deixe de investir nos exercícios de força como a musculação e os aeróbicos para manter a capacidade pulmonar e o coração em dia.

Independente da idade, qualquer pessoa sente-se mais disposta e bonita ao exercitar-se. Então não fique parada, faça algo por você agora, saia do sedentarismo e mantenha seu corpo saudável.

Por Vanessa Salvador Marietto

Consultora de Fitness - CREF 020396-G/SP

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