Blogueira famosa por alimentação saudável admite farsa

Belle Gibson admite nunca ter tido câncer
história de blogueira é uma farsa

foto: reprodução

A blogueira australiana Belle Gibson ficou famosa na internet depois de revelar que tinha câncer no cérebro e conseguiu se curar graças à alimentação saudável.  Com suas receitas mirabolantes, dicas sobre alimentação e uma história comovente, ela conseguiu atrair milhares de pessoas, o que lhe rendeu o lançamento de um livro e a criação de um aplicativo com mais de 300 mil downloads. Sempre com a proposta de mostrar os benefícios de alimentos naturais e sem glúten, lactose ou açúcar. Belle também sempre dizia que os lucros obtidos com o app e o livro seriam encaminhados para instituições de caridade.

Seria realmente uma bela história de vida se não fosse tudo uma grande mentira. A australiana admitiu em uma entrevista exclusiva à revista The Australian Women’s Weekly nunca ter tido câncer. “Eu não quero perdão. Eu só acho que dizer a verdade foi a coisa responsável a se fazer. Acima de qualquer coisa, eu gostaria que as pessoas dissessem ‘ok, ela é humana’”, revelou na entrevista.


Belle garantia ter sobrevivido a um tumor maligno no cérebro graças à uma dieta seguida à risca, mesmo descartando os tratamentos convencionais. Durante quase dois anos, ninguém duvidou. Mas começaram a surgir algumas informações contraditórias, que alguns jornalistas começaram a investigar, aumentando assim o cerco diante da sua história um tanto suspeita.

Belle não deu nenhuma explicação do porquê ela fez tudo isso, embora a Weekly especula que ela sofra da Síndrome de Munchausen, uma condição marcada por fingir doenças graves para obter atenção. Mas para o psicólogo Jo Lamble, esta é uma reação comum de pessoas que sofrem de transtornos de personalidade, narcisismo e são anti-sociais. "No passado, a necessidade de amor e atenção tinham um efeito menos perigoso. Mas hoje, a tecnologia permite que as pessoas saiam do limite", explicou ao jornal Daily Mail.

De olho nos gurus da Internet

Essa história pode servir de alerta para que não acreditemos em tudo que a gente lê na internet. É crescente o número de “gurus da vida saudável” em blogs, Instagram, Youtube, dando dicas de como comer, como se exercitar e como ter um estilo de vida mais saudável. No entanto, boa parte desses gurus não tem aval profissional para dizer o que é certo e o que é errado. Embora tenham tido experiências bem sucedidas em suas vidas, nem tudo se aplica a qualquer pessoa. E também vale lembrar que na internet tem de tudo, não apenas pessoas querendo mostrar coisas boas e partilhar informações construtivas, mas também muita ma-fé e oportunismo. Cuidado com os charlatões!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: comportamento blogueira