Bicarconato pode ser mil e uma utilidades

Usando o bicarbonato

O bicarbonato de sódio pode ter um aproveitamento maior do que aquele que você geralmente utiliza, como alívio para a digestão e nas receitas de massas, tornando-as mais fofas. Encontrado em farmácias e supermercados, o pó cristalino tem muitas outras utilidades.

Banheiro sem mofo - Limpe os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.

Desentupir o ralo - Coloque todo mês no ralo meia xícara de chá de bicarbonato, seguido de uma xícara de chá de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. Isso acaba com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos.

Brilhos nas panelas - Não precisa esfregar, basta cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas que a mancha sai sem esforço e ainda deixa a superfície brilhante.

Tecidos mais claros - Para qualquer peça amarelada do tempo, ferva esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher rasa de sal. Depois enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente.

Carpete cheiroso - Se o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.

Por Jessica Moraes

Comente