Bê-á-bâ dos produtos de limpeza

Produtos de limpeza

Foto: Tetra Images/Corbis

A seção de limpeza no supermercado, para você, não será mais um bicho de sete cabeças. Abaixo, nós explicamos a função dos principais produtos de limpeza e para que servem.

Isso porque é importante diferenciar, por exemplo, água sanitária de desinfetante, detergente neutro ou de coco, quais os mais indicados para limpeza pesada e aqueles que deixam cheirinho gostoso em casa. Preparada?

Água sanitária ou desinfetante?

A água sanitária é um dos produtos mais antigos e usados na limpeza de uma casa. Versátil, ela limpa, branqueia e desinfeta. E pode ser usada tanto na limpeza geral quanto em roupas. Por isso vale jogá-la em vasos sanitários, ralos, pias e pisos para remover manchas e incrustações. No quintal, pode ser utilizada para desinfetar áreas onde circulam cães e gatos. Além disso, remover o limo dos azulejos do banheiro. Na roupa, a água sanitária ou desinfetante - dá no mesmo - tem a função de alvejante. O produto pode ser usado para desencardir roupas brancas, já que em contato com tecidos coloridos causa manchas definitivas.

Detergente

Um produto barato e eficiente são os detergentes. Tão útil que serve para lavar louça, utensílios e eletrodomésticos de inox, micro-ondas e geladeira. Dá até para limpar armários da cozinha e pisos. A razão é que além de possuir ação desengordurante, o produto também combate os germes, bactérias e mantém os utensílios domésticos mais limpos e brilhantes. Na hora de usar, 2 a 3 gotas do produto são suficientes. Use o lado macio da esponja para esfregar a região desejada e retire o produto com ajuda de um pano úmido ou até mesmo com água. Invista especialmente nos neutros e de coco.

Sabão de Coco

O sabão de coco é do tempo das nossas vovós. Dizem, inclusive, que ele era usado como xampu, por ter ação desengordurante. Barato e econômico, o sabão de coco agrada às donas de casa porque não agride as superfícies e limpa profundamente. Use para lavar armários, paredes e portas.

Alvejante em pó sem cloro

Existem dois tipos de alvejantes: em pó e líquido, ambos sem cloro em sua composição. O alvejante em pó serve para tirar manchas de tecidos coloridos sem desbotar e esbranquiçar a peça. Já o alvejante líquido, serve para retirar manchas mais difíceis como batom, café, vinho. A forma correta de usar o alvejante é misturar o produto com água e deixar agir pelo tempo indicado na embalagem.

Removedor

Hoje em dia, os porcelanatos não requerem o uso de produtos muito agressivos. Tudo para não manchar. Mas antigamente, e em algumas casas, existiam pisos de madeira ou taco. É nesse local que serem os removedores, que devem ser usados antes de encerar o chão. O produto também serve para limpeza de tapetes e carpetes. Para retirar a cera do chão, basta misturar ½ copo do produto com 5 litros de água. Com um pano umedecido no produto, aplique sobre a superfície e espere secar por alguns minutos. Já para limpar tapetes e carpetes, molhe uma escova de cerdas duras e médias em uma mistura do produto com água e escove o local até sair toda a sujeira.

Desengordurante

Tira as gorduras mais difíceis. Utilizado para limpar o fogão, micro-ondas e a geladeira. Também utilizado para remover a sujeira impregnada em eletrodomésticos e eliminar gordura e manchas do piso e azulejos da cozinha.

Lustra-móveis

Dá brilho e deixa um cheirinho de limpeza aos objetos. Serve para remover manchas e dar brilho em móveis de madeira (exceto os tipos de demolição) e metais (torneiras e registros).

Saponáceo

As gorduras e manchas mais difíceis podem ser tiradas de paredes e pisos com saponáceo. O produto ainda limpa e renova o brilho das louças sanitárias e lustra alumínio e pias de aço inox.

Por Natália Farah

Comente