Bambu da sorte na decoração atrai boas energias

Bambu da sorte na decoração atrai boas energias

Art Mundi 2012. Foto: Catharina Apolinário

A planta ornamental, segundo teoria chinesa, atrai prosperidade, fortuna e ativa energias. Durável e prático, o bambu da sorte é prefeito para ambientes internos. Pode durar anos com manutenção mínima, ou seja, uma troca de água por semana e sem exposição direta a luz do sol. Além do que o numero de hastes do bambu da sorte tem significados de acordo com a tradição chinesa do Feng Shui.

A chinesa Anny, de Taiwan, afirma que vende seus bambus em feiras apenas. Ela apresentou o material em estande na Art Mundi. Os bambus da sorte apresentados por Anny ainda vem com uma fonte feita de bambu grande, o que proporciona relaxamento pelo som da água correndo.

O bambu da sorte deve ser cultivado sob meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A forma mais comum de seu uso é em vasos utilizados na decoração de interiores. Popularizado pela tradicional ciência chinesa do Feng Shui, o bambu é comprado e oferecido como presente com o intuito de trazer sorte e bons fluidos a tudo que é novo.

Os vasinhos com bambu da sorte simbolizam cinco elementos do Feng Shui, a madeira, que é a própria planta; a água, das regas e do vaso; a terra ,o substrato e as pedras; o fogo, a fita vermelha entorno do vaso ou haste; e o metal, o vaso de vidro ou algum adorno de metal.

Apesar de parecer um bambu, o bambu da sorte não é exatamente isso. São espécies vegetais de outra família, não a dos bambus. Se crescerem livremente podem chegar a 1 a 1,5 metros de altura.

As plantas são moldadas por mãos humanas durante o crescimento e desta forma podem adquirir formas variadas. O numero de hastes do bambu da sorte tem significados especiais, segundo a tradição chinesa do Feng Shui:


Três: para felicidade

Cinco: para saúde

Dois: para o amor

Oito: para saúde e abundância

Nove: para boa fortuna e felicidade

Por Catharina Apolinário

Comente