Bagagens em aviões - tire suas dúvidas antes de viajar

Saiba tudo antes da viagem e não passe por apertos na hora do voo
bagagem avião

iStock/© aykuterd

Quem pretende viajar de avião nessas férias precisa estar afiado quanto ao peso permitido e o que se pode ou não levar na bagagem. Afinal, quando devemos despachar a mala? E o que trazer consigo na bagagem de mão?


Para sanar estas e outras dúvidas, preparamos um pequeno guia para que você saiba tudo o que precisa antes de decolar. Vamos lá?

Bagagem despachada

São as grandes malas que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues na hora que você faz o check-in no aeroporto de embarque e são devolvidas a você na chegada.

Quando ela voltar, é importante conferir a etiqueta com o seu nome, pois pode haver malas iguais à sua. Para evitar a troca de mlas, use adesivos, plásticos ou etiquetas de viagem.

Malas e voos de conexão

Uma dúvida comum é onde pegar a bagagem despachada. Na verdade, não existe regra fixa para isso. Em voos com chegada ao Brasil geralmente o passageiro retira a mala no primeiro aeroporto, por conta da fiscalização alfandegária e despacha novamente.

Limite de peso

De acordo com a legislação brasileira, cada passageiro - adulto ou criança - tem direito a 23 Kg de bagagem. Se você quiser despachar mais de um volume, o peso não deve exeder a este limite. Porém, caso acontecer não se desespere! Nestes casos o transporte de sua bagagem fica sujeito à aprovação da empresa e a cobrança de taxa por excesso de peso. 

Bagagem de mão

Essa bagagem pode ser pesada ou medida pela companhia. No momento do embarque e na chegada a outros países, ela passa por raio-X e pode ser inspecionada pela polícia. Vale lembrar que a bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem (acima da poltrona do avião) ou sob o assento. Lembre-se: dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos, jóias e outros itens de valor jamais devem ser despachados.

Por Thamirys Teixeira

Comente