Autor de ataque em Toronto fazia parte de grupo que odiava as mulheres

Saiba o que são os Incels e porque precisamos falar sobre misoginia, hoje mais do que nunca!
misoginia ataque toronto

O ataque de Alek Minassian teve o ódio às mulheres como motivação (LinkedIn/Reprodução)

Desde segunda-feira o mundo inteiro está acompanhando o desenrolar do ataque do homem acusado de matar 10 pessoas em Toronto. Alek Minassian, de 25 anos, foi acusado por dez homicídios e mais 13 tentativas de assassinato. De acordo com a polícia, ele atingiu pedestres de propósito ao subir num passeio movimentando dirigindo uma van alugada e foi preso logo depois.

O que está intrigando as pessoas é que Minassian postou em sua página do Facebook uma mensagem de ódio à mulheres com referência a um grupo misógino que as culpa por não acharem alguns deles atraentes. A publicação de Minassian no Facebook, que a empresa confirmou à BBC que é real, dizia: "A rebelião Incel já começou! Vamos derrubar todos os Chads e Stacys! Um viva ao Cavalheiro Supremo Elliot Rodger!".

Incel: o movimento misógino que motivou o ataque

De acordo com informações do G1, "Incel" é um diminutivo da expressão "celibato involuntário" em inglês. São um grupo de caras que reclamam de não terem "atividades sexuais" porque as mulheres não os acham atraentes. Em forma de repúdio a forma como são rejeitados pela maioria das mulheres, eles apelidaram os homens considerados atraentes de "Chads" e as mulheres de "Stacys". Como se não bastasse, os fóruns misóginos estão repletos de mensagens ofensivas às mulheres e ao movimento feminista. São mensagens tão graves que em novembro do ano passado, a rede social Reddit baniu discussões de incels do site por ter conteúdo violento. Após o ataque, mais um dos fóruns (ou subreddits) deste grupo foi deletado.

Esses homens que odeiam declaradamente as mulheres também enchem de elogios o americano Elliot Rodger, que matou seis pessoas e deixou 13 feridas em Isla Vista, na Califórnia, em 2014. Rodger, era mais um homem que havia descrito detalhes sua frustração sexual e seu ódio a mulheres e minorias. Após matar tanta gente ele cometeu suicídio em seguida.

Mulheres atingidas pelo ataque em Toronto

A triste notícia é que a misoginia deles continuou matando e servindo de exemplo para os seguidores da ideologia torta dos Incels. De acordo com o sargento da polícia de Toronto Graham Gibson, os mortos e feridos por Minassian eram "predominantemente" mulheres. A vítima mais nova tinha cerca de 20 anos e a mais velha, cerca de 80. As autoridades ainda não identificaram formalmente nenhuma das vítimas.

Precisamos falar sobre misoginia

Ataques e grupos como estes são um reflexo da sociedade misógina em que vivemos. A ideia de que as mulheres são inferiores aos homens e pensamentos machistas sobre papéis pré estabelecidos para as mulheres precisam ser quebrados. Por isso, informação é essencial para que aos poucos o mundo fique melhor e mais igualitário.

Comente

Assuntos relacionados: crimes machismo