As mulheres mais estressadas do mundo

As mulheres mais estressadas do mundo

Uma pesquisa realizada pelo do Instituto Nielsen, chamada The Women of Tomorrow, apontaram que as mulheres brasileiras estão em 4°lugar entre as mais estressadas. Foram pesquisados 21 países, no total de 6,5 mil mulheres entrevistadas no período de fevereiro a abril de 2011.

No Brasil, 318 mulheres foram ouvidas. A pesquisa mostra que as mulheres em países emergentes tendem a sentir maior pressão. As brasileiras, por exemplo, só não são mais estressadas do que as mulheres da Índia, México e Rússia. A pesquisa analisou hábitos de consumo e de informação de mulheres em países emergentes e desenvolvidos.

As campeãs indianas disseram que se sentem estressadas a maior parte do tempo e ainda afirmam que não tem tempo para descansar e relaxar. Mexicanas, russas e brasileiras compartilham as mesmas queixas. Entre os países emergentes os três primeiros no ranking são: Índia, México e Rússia. E entre as nações desenvolvidas são mais estressadas as espanholas, as francesas e as italianas.

Em relação a Hábitos de consumo, as mulheres em países emergentes gastam mais dinheiro com roupas, produtos de saúde e beleza, alimentos e educação dos filhos. Já em países desenvolvidos elas gastam seu dinheiro extra em férias, economizando em poupança e pagando dívidas. As mulheres de países emergentes se mostram mais esperançosas segunda a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, as mulheres estão com mais dificuldade de exercer plenamente os seus papéis de mãe, dona de casa e profissional, devido a corrida vida moderna. Isso causaria mais estresse nas mulheres de países emergentes. As mulheres também são assíduas frequentadoras das redes sociais e da mídia, produzindo 14% mais textos por mês do que homens. Outro dado interessante foi que em 17 dos 21 países as mulheres confiam mais na TV para obter informação sobre produtos e marcas.


Os países estudados e os respectivos números de proporção de mulheres estressadas são: Índia (87%), México (74%), Rússia (69%), Brasil (67%), Espanha (66%), França (65%), África do Sul (64%), Itália (64%), Nigéria (58%), Turquia (56%), Grã-Bretanha (55%), Estados Unidos (53%), Japão (52%), Canadá (52%), Austrália (52%), China (51%), Alemanha (47%), Tailândia (45%), Coreia do Sul (45%),Malásia (44%) e Suécia (44%).

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: estresse bem estar