Árvores de Natal podem refletir a personalidade da família?

O que a árvore de Natal diz sobre você

Foto: moodboard/Corbis

Montar uma árvore de Natal na sala ou em outro ambiente da casa é uma tradição muito antiga e que é realizada por famílias do mundo inteiro. Esse costume teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve.

As estrelas que brilhavam no céu contribuíram para formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. A tradição, no entanto, chegou ao continente americano por meio de alguns alemães que foram residir na América durante o período colonial.

Mas você sabia que sua árvore pode falar muito ao seu respeito? Por meio da Psicologia do Design de Interiores, que é um ramo recente da Psicologia Ambiental, é possível investigar algumas características e determinar como é o emocional dos integrantes de sua família.

A coordenadora do departamento de decoração da Procave, Miriam Pinheiro, é psicóloga e fez a análise das árvores natalinas de duas famílias.

Família 1

O que a árvore de Natal diz sobre você

A primeira é composta por Marcélia Souza, auxiliar geral, de 51 anos, Izabela Souza, auxiliar administrativa, de 18 anos, Samanta Souza, balconista, de 21 anos e Daniela Souza, jornalista, de 23 anos.

A árvore contém vários enfeites de miniaturas de Papai Noel, sinos e lâmpadas pisca-pisca de Natal. Segundo Miriam, além de ser belíssima, a árvore revela bem o espírito natalino da família. "Ela expressa o amor incondicional e a singeleza do significado do Natal. O perfil é de muita amorosidade e simplicidade. Linda!", diz ela.

Família 2

O que a árvore de Natal diz sobre você


Já a decoração da árvore da segunda família, que é composta pelo casal de aposentados Onofre Brito da Silva, de 73 anos, e Benina de Jesus da Silva, de 75 anos, é mais repleta de elementos como bolas, sinos, estrelas, entre outros. "A árvore desta família mostra a própria manifestação do clima do Natal dos áureos tempos. Demonstra a pureza e a beleza de manter vivo o verdadeiro significado dessa data. E, com certeza, é uma família muito acolhedora e que espera dos seus", descreve a psicóloga.

Para Miriam Pinheiro, assim como a como a primeira família, este casal mostra que a simplicidade é a forca que os move. "Refletem a unidade familiar e a amorosidade! Envolve nossos corações", finalizou ela.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente