Aromas da primavera

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Aromas da primavera

Foto: Blue Jean Images/Corbis

Daqui a alguns dias terá início a estação das flores. Na primavera os jardins ficam ainda mais bonitos e a gente não resiste à beleza e ao cheiro suave das flores que enfeitam as casas e as ruas da cidade. E você sabia que é possível carregar esses aromas no dia a dia potencializar alguns sentimentos que deixam nossa vida mais alegre?

Isso se dá, por meio da aromaterapia. A aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf explica que esta é a ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos tratamentos que têm por objetivo o alcance do bem-estar físico e mental. Esses aromas são obtidos a partir dos óleos essenciais, substâncias naturais presentes nas plantas.

A aromaterapia tem muita relação com a nossa memória olfativa, ou seja, aos cheiros que nos remetem a momentos bons e inesquecíveis: o cheirinho daquele bolo fofinho feito pela nossa mãe, o perfume de uma pessoa amada ou o cheirinho de bolinhos que sua avó quando recebia visitas.

Vale lembrar que essa ciência faz uso de óleos essenciais puros. Se eles não forem puros, podem até causar maléficos à saúde. "Os óleos essenciais extraídos das plantas sempre devem ser guardados em frascos de vidros escuros (nunca em plástico), em lugar fresco, seco e não ficar expostos à luminosidade. E nunca deixe um óleo essencial aberto, pois ele é volátil e a mistura oxida em contato com o ar", orienta Sâmia.

Como usar os óleos essenciais

Há várias formas de se fazer bom uso dos óleos. Você pode pingar uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta no box e inalar para obter energia, por exemplo. Ou ainda pingar uma gota de óleo essencial de lavanda num pedaço de algodão e colocar dentro da fronha do travesseiro na hora de dormir para relaxar. É possível ainda fazer massagem ou drenagem, usar água perfumada ou manter um lenço com esse óleo sempre à mão, para inalar quando preciso.

"Para aromatizar use as gotinhas dos óleos essenciais sempre de cinco em cinco. Por exemplo: eu posso misturar 25 gotas de óleo essencial de Lavanda com 15 de óleo essencial de Laranja (múltiplos de 5) e 10 de Hortelã. E não coloque água junto com os óleos, eles são puros e devem permanecer assim para o ambiente. Podem ser diluídos no escalda-pés (pé dilúvio) ou escalda-mãos (manilúvio), em banhos e massagens", explica Sâmia.

A aromatóloga separou oito fragrâncias que remetem à primavera e a sentimentos de bem-estar. Confira e veja como usá-los no dia a dia:

Jasmim (sentimento: romance)

Conhecido como o "rei das flores", por seu aroma sensual e profundo, é ideal para ser utilizado em noites românticas, principalmente na preparação de um ambiente aconchegante e sensual. Para aromatização ambiental ou uma deliciosa massagem a dois misture 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo, 4 gotas de Óleo Essencial de Jasmim, e 3 gotas de Óleo de Limão Tahiti.

Néroli (sentimento: sedução)

Já foi considerada a flor das "moças casadouras". É excelente para a pele facial e em tratamentos para pele sensível. A melhor indicação para o óleo essencial é seu uso puro como um sérum: aplique 4 gotas diluídas em uma colher de sopa de óleo vegetal de gérmen de trigo - uma na testa, uma em cada lado do rosto e uma no queixo - e massageie com movimentos circulares leves, para nutrir a pele do rosto. No banho, produz uma sensação extremamente relaxante, bastando aplicar 10 gotas na água da banheira.

Ylang Ylang (sentimento: sensualidade)

Considerada a "flor das flores", contém aroma sensual e, por isso, é muito usada nas festas de noivado e para enfeitar a cama dos cônjuges. Para uma massagem relaxante a dois, em suaves movimentos circulares, seu óleo transmite uma gostosa sensação após o banho, com o corpo ainda levemente molhado. Em 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (excelente para mulheres, por conter muita vitamina E), acrescente 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang.

Gerânio (sentimento: feminilidade)

A flor fornece um óleo essencial indicado especialmente para a mulher. Por ser um fitormônio (hormônio vegetal), auxilia sintomas de TPM, perimenopausa e menopausa, atuando na aceitação da feminilidade. É perfeito para massagens pós-banho e das mãos, por suas características hidratantes. Para um delicioso banho de banheira, misture 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo a 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.

Rosa (sentimento: paixão)

Essa flor tão decantada pelos poetas e pela paixão foi bastante utilizada em vários perfumes e loções em determinadas épocas. Não à toa é denominada "Rainha das Flores", por sua referência direta à feminilidade, à maternidade e até à aceitação da passagem da menopausa com naturalidade. Algumas gotas no banho de banheira potencializam a ação do Óleo Essencial de Rosa como fitormônio e fazem dele um excelente tratamento para pele envelhecida, que carece de nutrição pela escassez do estrogênio, que diminui a quantidade de água na pele facial e corporal.

Cistus labdanum (sentimento: determinação)

Trata-se de uma linda flor branca de aspecto rude e aroma forte. Seu óleo é excelente para tratamentos faciais de peles maduras e que precisem de tonificação. Proporciona um perfume pessoal para mulheres que sabem quem são e o que querem. É ideal para aromatizar ambientes, bastando misturar em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Cistus Labdanum e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.

Camomila romana (sentimento: calma)

A flor tem aroma de natureza e seu óleo não costuma ser usado na perfumaria. Sâmia indica seu uso para banhos e massagens ou na aromatização de ambientes após um dia exaustivo. Coloque em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Camomila Romana, 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.

Lavanda (sentimento: relaxamento)

Seu óleo essencial é indispensável em casa, na bolsa ou no trabalho. Tem múltiplas funções, entre elas o combate à insônia e ações calmante, antidepressiva, respiratória, rejuvenescedora e hidratante. Por ser suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras, cicatrizes e picadas de insetos. Possui efeito balanceador, baixando a pressão arterial e aliviando problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos, principalmente se usado puro na aromatização.


Juliana Falcão (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente