Armas contra a TPM

Armas contra a TPM

Sabia que os incômodos da TPM estão ligados à má alimentação e à falta de exercícios? Pois essas armas são as mais eficazes contra essa desagradável sensação por qual a maioria das mulheres passam.

Nos dias de alteração hormonal, boa parte dessas mulheres abre mão até da vida social por sofrer com sintomas de cólica, dor de cabeça, irritação, inchaço, entre outros.

Para driblar de vez os incômodos da tensão pré-menstrual, nos listamos as principais armas no seu combate além dos exercícios e da alimentação. Elas ajudam a aliviar os sintomas e algumas dessas atividades podem ser feitas continuamente, como forma de prevenção.

Boa alimentação - se o humor oscila muito antes da menstruação, uma maior dose de carboidratos é recomendável. Algumas vitaminas, como a B6 e a E, e sais minerais como o magnésio, contribuem para o alívio do mal estar. A vitamina E especificamente alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

Evite o café, porque a cafeína possui efeito estimulante, aumentando a irritação. Outras bebidas, como chá mate, chá preto e refrigerante à base de cola, também precisam sair do seu cardápio naqueles dias. Mas o chá de camomila tem efeito calmante e também diminui o inchaço, sintoma comum e bastante inconveniente da TPM.

Exercícios físicos - a prática regular de atividades aeróbias tem se revelado um dos antídotos mais vigorosos contra a TPM. Isso porque, com o metabolismo em ordem, os inchaços tendem a diminuir. Além disso, os exercícios diminuem o estresse e mantêm os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor.

Yoga - algumas posturas são indicadas para combater os sintomas da TPM. Uma delas, que pode ser feita até por iniciantes, é conhecida como "gato". Apoiada nas duas mãos e nos joelhos, como se fosse engatinhar, mantenha a coluna alinhada ao pescoço. Quando inspirar, empine o quadril para trás, abra o peito e levante o pescoço, olhando para frente. Ao soltar o ar, faça os movimentos contrários: vá voltando a cabeça para baixo e arredondando a coluna.

Aromaterapia - use o óleo essencial de alfazema para se acalmar nos dias de TPM. Você pode diluir sete gotas em um litro de água e jogar no corpo após o banho. Outra ideia é acender um incenso no quarto ou no ambiente onde você passar a maior parte do tempo. Também vale pingar o óleo num aromatizador e deixar que ele perfume o ambiente.

Reflexologia - a massagem, em pontos específicos dos pés, causa dor. Mas o alívio dos sintomas, incluindo a cólica, é imediato. O especialista pressiona as regiões ligadas aos órgãos do aparelho reprodutor feminino, favorecendo os fluxos de energia.


A utilização de métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração têm sido consideradas novas armas no combate, mas para recorrer aos hormônios peça antes a opinião do seu médico.

Por Jessica Moraes

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