Aprenda lavar suas roupas em estragar!

Lavar roupas

Foto: Jessica Peterson/Tetra Images/Corbis

A hora de lavar a roupa é o momento decisivo para mantê-la ou não no guarda-roupa. Basta uma distração para perder aquela peça linda e adorável para sempre. Fique de olho para não errar mais!

Teste a tinta

Muita peça costuma soltar tinta logo na primeira lavagem. Para saber se ela soltará ou não, deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.

Maneire no sabão

A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da de sujeira. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Para casos dignos de comercial de TV, um copo americano inteiro.

Use cabides para secar as roupas

Se você arrumar as blusas e camisas direitinho no cabide, na hora de secá-las, vai ver que nem será preciso passar depois. Para quem não abre mão do ferro, a peça já sai lisa, o que facilita e muito na hora de passar.

Jogue a toalha

Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho - de preferência, seca.

Olhe sempre o zíper

Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.

Leia as instruções

Os alvejantes modernos são ótimos - se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.

Evite deixar de molho

Embora as mais tradicionais insistam deixar as roupas de molho, após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável. E ninguém quer, não é?

Por Natália Farah

Comente