Aprenda a turbinar sua memória

Saiba como melhorar sua memória

Foto David Castillo Dominici/http://bit.ly/rW5P6P

É muito comum ouvir as mulheres reclamarem da falta de memória para coisas simples como pegar a roupa na lavanderia ou outras tarefas que não fazem parte da rotina. Muitas vezes o excesso de coisas a fazer acaba mesmo prejudicando a memória feminina.

A memória é composta por três componentes: a imediata - que diz respeito a fatos recentes, a intermediária - refere-se a fatos ocorridos há semanas ou meses, e a remota - relacionada a fatos antigos, coisas do passado.

O processo de memorização é bastante complexo e envolve reações químicas. Naturalmente, fatos antigos têm mais tempo para se fixar no cérebro, o que não ocorre com fatos recentes. Estados psicológicos alterados como estresse, ansiedade e depressão podem alterar a memória. A falta de vitamina B1, doenças da tireóide, como o hipotiroidismo também comprometem a memória.

Atividades contínuas intelectuais, como a leitura e exercícios de memória, palavras cruzadas e xadrez auxiliam a manutenção da memória.

Confira algumas dicas para melhorar a memória:

- Preste atenção nos detalhes das informações recebidas como gravar nomes, rostos e fatos;

- Coloque objetos pessoas, como óculos e chaves, sempre no mesmo lugar;

- Durma bem, pois o sono é fundamental para a fixação das coisas realizadas ou aprendidas durante o dia na memória;

- Associe ideias a cores, imagens, sons ou cheiros é uma ótima forma de conseguir lembrar do que precisa posteriormente;

- Pratique atividades que exigem concentração como ler, escrever, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas;


- Repita, mentalmente ou em voz alta, números de telefones, endereços ou as tarefas que precisa fazer ao longo do dia, para registrar em sua memória auditiva;

- Mantenha uma dieta equilibrada para que o cérebro funcione melhor;

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: mulheres memória perda de memória ansiedade