Aprenda a tirar manchas amarelas das roupas

Aprenda a tirar manchas amarelas das roupas

Foto: Mark John/cultura/Corbis

Sabe aquela roupa preferida que está esquecida no guarda-roupa por causa de manchas amareladas na região da axila? A partir de hoje será possível voltar a usá-la sem medo porque, ao contrário do que você pensa, dá sim para removê-la.

Além de produtos específicos à venda no mercado, soluções caseiras e práticas garantem limpezas profundas. Produtos simples misturados à água quente conseguem resolver manchas mais complicadas.

Por exemplo, o bicarbonato de sódio, usado em diversas receitas culinárias, tem o mesmo efeito de alguns produtos de limpeza, só que em menor escala. Em contato com as manchas, aquelas bolinhas que aparecem são, na verdade, gases que liberam a sujeira em uma reação química. E você sabia que o sódio é a base do sabão e de alguns outros produtos de limpeza?

Embora existam desodorantes que prometem evitar manchas nas roupas, do suor ninguém escapa. Ele tem uma espécie de ácido que reage com o tecido das roupas e formam aquela coloração amarela, mais comum nos de algodão e da cor branca.

No entanto, é bom ficar atenta em relação ao tempo em que a mancha se instalou. Quanto maior ela for, mais propicia será o ataque às fibras e você precisará de muito esforço para removê-la, podendo até desgastar o tecido.

Deixar a peça de molho por cerca de 40 minutos, antes de lavar, tende a resolver o problema. Em roupas brancas, vale ainda misturar um pouco de água sanitária na água. Anote mais uma receitinha caseira imbatível!

Vinagre + Bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe sobre a parte amarelada da roupa (como colarinho e axila) e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar, e verá que a mancha sai bem mais fácil.


Por Natália Farah

Comente