Aprenda a escolher seus sapatos

Aprenda a escolher seus sapatos

Será que você sabe escolher o tipo de sapato ideal para o seu dia a dia? Pois saiba que o uso de sapatos inadequados pode ocasionar dores nas costas e problemas de postura, e o que antes era sinônimo de elegância pode se tornar um verdadeiro pesadelo à sua lombar.

O salto alto é irresistível para as mulheres, e é inegável que elas ficam mais bonitas com alguns centímetros a mais, ele é responsável por projetar o corpo para frente, deixando as mais magras e com uma postura elegante, porém o corpo não se delineia em uma postura ideal, causando danos à coluna.

Profissionais da área de saúde alertam que o salto não deve ultrapasse quatro centímetros. Acima disso, há uma alteração de postura porque a pessoa precisa manter o equilíbrio na parte anterior do .

Manter a postura errada pode provocar desvios posturais, alterações e acentuação da curvatura normal da coluna, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas, ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

Mas o salto não é o único vilão, mesmo os sapatos baixos, como as sapatilhas e as rasteirinhas, têm as suas restrições.

As sapatilhas, considerada um dos sapatos mais confortáveis, por não ter um sistema de amortecimento, aumenta o impacto ao caminhar. O que pode gerar consumo de cartilagem de quadril, joelho, coluna e tornozelo, porque ocasiona uma sobrecarga nessas regiões. Por sua vez a rasteirinha, apesar de também muito confortável, por ser muito baixa pode causar os mesmos danos, se usada em excesso.

Para amenizar as dores na coluna, tratamentos oferecidos por fisioterapeutas é a melhor opção. A aplicação de calor, gelo, ultrassom e estimulação elétrica, bem como algumas técnicas de liberação muscular para os músculos das costas e dos tecidos moles podem ajudar a aliviar a dor.

leia também


À medida que a dor desaparece, o fisioterapeuta pode apresentar alguns exercícios de flexibilidade e força para os músculos das costas e abdominais. Técnicas para melhorar a postura também podem ajudar.

Por Jessica Moraes

Comente