Amigo secreto: inove nas brincadeiras

Amigo secreto

Foto: Image Source/Corbis

Se você já está cansada de fazer o velho amigo secreto, seja na empresa, com os amigos ou em casa, por ter virado uma brincadeira muito monótona e "batida", vai se empolgar novamente com essas dicas que prometem dar uma mudada na brincadeira. Dá para fazer até duas de uma vez só!


Existem variações fantásticas dessa brincadeira que, às vezes, nem precisam do sorteio de nomes, o que torna tudo muito mais excitante. As idéias foram retiradas do "Blog do Cachola".

Mas não se esqueça de um detalhe: delimite o preço dos presentes de maneira que todo mundo consiga comprar e ninguém se sinta constrangido por levar algo muito simples. Afinal, o intuito do amigo secreto é se divertir, não ficar chateado por ter menos condições financeiras que os outros, não é?

Vamos às dicas:

Amigo da onça (inimigo secreto)

Esse aqui é perfeito para fazer depois do amigo secreto tradicional e rende ótimas risadas. A intenção é sacanear a pessoa a quem você vai "presentear". Sendo assim, compre algo que a pessoa não vá gostar ou que dê aquela "zoadinha" básica (mas nada de se ofender quando chegar a sua vez, hein?). O bom dessa brincadeira é que muitas das compras podem ser feitas na lojas mais baratinhas.

Amigo temático

Nessa versão, o grupo escolhe um tipo de presente e o padroniza. Amigo-chocolate, livros, CDs, DVDs, cervejas importadas, vinhos e o que mais a imaginação de vocês permitir. A delimitação vai de acordo com as preferências dos participantes, que podem escolher as marcas participantes, as que não entram na escolha, o limite de preço ou o mínimo que deve ser gasto nas prendas.

Amigo secreto ao contrário

Como é ao contrário, cada participante deve adivinhar quem o sorteou, ao invés de quem sorteou descrever o escolhido. Uma venda é colocada na pessoa e aquela que vai presenteá-la se revela para os demais participantes (levantando a mão). Em seguida, o participante vendado começa a fazer perguntas, como "é mulher?", "é alta?", até conseguir acertar e finalmente ganhar seu presente.

Cumprimento secreto

Neste caso, uma categoria de presente também é escolhida, como no caso do amigo temático, mas o sorteio dos nomes não é feito. No dia da troca das prendas, cada participante leva seu presente e troca com quem cumprimentá-lo primeiro. Daí para frente, você vai saudando as pessoas e trocando de presente com elas (cada cumprimento é uma troca) até que todos tenham se cumprimentado.

Amigo dança das cadeiras

Há quanto tempo você não brinca de dança das cadeiras, hein? Que tal retomar essa diversão tão nostálgica incorporando-a num amigo secreto? Funciona assim: cada um leva um presente unissex e todos os pacotes são enumerados. Cada pessoa que sai da dança ganha um número e, ao final da brincadeira, todos resgatam seus presentes. Além disso, o vencedor tem o direito de escolher entre o presente que ganhou e todos os outros.

Amigo ladrão

Aqui, cada pessoa compra o presente que gostaria de ganhar e eles devem ser embrulhados de maneira que não seja fácil identificar o conteúdo. Cada participante tira um número por meio de sorteio e quem tirar o número 1 inicia a brincadeira escolhendo um presente. A partir daí, cada integrante - na ordem sorteada - escolhe um embrulho da mesa e decide se quer ficar com ele ou com o presente que algum outro participante tenha escolhido primeiro.

Amigo jogo de azar

Essa versão também não tem sorteio de nomes, os presentes devem ser unissex e são necessários dois dados para brincar. No início, todos devem jogar os dados e quem tirar o número mais alto começa. Os participantes formam uma roda e os dados vão passando sempre no mesmo sentido. Quando um número sair em ambos os dados, a pessoa deve escolher um dos presentes que estiverem no monte. Já o número 6 em ambos os dados, dá o direito ao jogador de roubar o presente de qualquer um na brincadeira. O jogo termina quando o último presente for aberto e vocês podem definir um número limite de itens que cada participante pode ganhar (ou não).

Com um pouquinho de criatividade, é possível sair do feijão com arroz do fim de ano e dar boas risadas com os micos da galera. Que tal propor isso para a sua turma?

* Serviço: Blog do Cachola

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: natal amigo secreto