Ama sapatos? Confira algumas dicas para cuidar deles

Dicas de cuidados com sapatos

Foto - Shutterstock

Que mulher não é apaixonada por sapatos? E quem ama, cuida, não é mesmo? Por isso separamos algumas dicas para você conservar seus sapatos, para que eles tenham a vida um pouco mais longa - mesmo que ele seja aquele favorito que não sai do seu pé!

Cuidados

Guardar e conservar onde você guarda os seus sapatos interfere na vida útil deles. Se deixá-los em um local mais úmido, podem criar mofo e propiciar a proliferação de bactérias. Para deixá-los fora disso, escolha um local seco e arejado.

Xô mau cheiro deixar que os calçados "respirem" um pouco antes de colocá-los no armário é uma boa dica para que o mau cheiro fique longe. Coloque-os para tomar um ar algumas horas antes de guardá-los e também passe um pouco de talco antiséptico para os pés - que os deixará secos e com cheirinho de lavado.

Xi, molhou! Às vezes é impossível não molhar os calçados. Se isso acontecer, deixe sempre secar à sombra (o sol e calor podem deformar os sapatos) e, se possível, coloque um jornal dentro para absorver a água em excesso.

Cano longo botas com canos mais altos não devem ser dobradas, para não marcar. Guarde-as sempre com um jornal amassado por dentro, para garantir que os canos fiquem esticados.

Limpeza

Cada sapato tem um jeito certo de ser limpo. Geralmente o fabricante indica qual a melhor maneira de limpar o seu par. Aqui vão algumas dicas gerais:

Couro e verniz passe uma flanela úmida por toda a superfície e interior do calçado. A sola pode ser limpa com uma escova de cerdas macias. Existe também produtos que você compra em lojas especializadas e que servem para dar brilho e a impressão de que seu sapato está novo em folha!

Camurça ou nobuck utilize escovas de cerdas macias para tirar sujeira e pó. Se o sapato estiver molhado, espere que seque antes de passar a escova.

Outras dicas

Detergente, sabão e outros tipos de materiais de limpeza podem estragar o seu sapato. Se quiser fazer uma limpeza mais pesada, leve-o para lavanderias especializadas. Mancha de mofo pode ser retirada com vaselina: aplique só um pouco com um pano macio e seu sapato estará limpo novamente.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: sapatos