Alivie o suor no verão

Suor no verão

Foto: Jutta Klee/ableimages/Corbis

Realmente é bastante desagradável passar o dia inteiro transpirando. Ainda mais se você tem várias reuniões agendadas e compromissos com clientes.

Na verdade, transpirar faz bem porque regula a temperatura do nosso corpo. Mas vale alguns truques para aliviar um pouco o suor que insiste ficar escorrendo.

Para começar, tomar banho gelado não vai eliminar o calor. Ao contrário! Para refrescar, prefira a água em temperatura morna e varie com a fria. A água gelada em contato com a pele quente exige um ajuste do organismo. Isso, em vez de refrescar, gera mais calor depois do banho.

Na hora de escolher o desodorante, o truque é optar pelos antitranspirantes. Diferentemente dos desodorantes comuns, o antitranspirante forma uma camada protetora sobre a pele que bloqueia a passagem do suor. Assim, você mantém as axilas mais secas por muito mais tempo.

Outra dica imbatível é fugir dos tecidos sintéticos (poliacrílicos, polivinílicos, poliéster), que dificultam a respiração da pele. Nesse caso, prefira as de algodão.

Nada pior também que ficar com marcas de suor na roupa na região das axilas, as famosas ‘pizzas’. Para evitar constrangimentos e incômodos, vista uma camiseta branca de algodão por baixo. Ela absorverá a umidade do corpo.

A alimentação também contribui bastante para o suor em excesso. Você pode evitar o mau cheiro reduzindo o consumo de cebola, alho, carne e condimentos muito apimentados em dias muito quentes.

Na hora de dormir, tente descansar bem, pois o estado emocional altera significativamente o suor. E não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia. Agora de o suor foi excessivo e fora do comum, é bem possível que você tenha hiperidrose, uma doença ligada ao suor excessivo, mas que tem tratamento. Nesse caso, não hesite em procurar um médico!

Por Natália Farah

Comente