Alimentos recomendados para o inverno

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O inverno é caracterizado pelas noites mais longas que os dias. Ele apresenta mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e aumento da amplitude térmica. Por conta desses fatores agravantes ,doenças respiratórias como gripe e resfriado podem aparecer. Alimentos ricos em vitaminas e minerais pode aumentar a resistência imunológica, diminuindo a susceptibilidade a essas ocorrências.

Segundo Beatriz Botéquio, nutricionista, para consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais, o ideal é diversificar sempre o consumo dos alimentos, principalmente frutas, legumes, verduras e leguminosas.

Por conta das quedas de temperatura, o organismo aumenta o metabolismo na tentativa de elevar sua temperatura corporal. Assim, há um pequeno aumento da necessidade calórica para manter a temperatura ideal do corpo, e também aumentar a imunidade.

Para ajudar o organismo nessa tarefa, devemos dar preferência a cardápios nutritivos, como sopas cremosas, canjas com legumes e carne, vitaminas de frutas e cereais integrais. O consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, carnes vermelhas com gordura aparente e bolachas recheadas, deve ser moderado.

Confira as dicas abaixo:

- Fracione a alimentação. Comer várias vezes ao dia, em pequenas porções, ajuda a manter a energia constante, acelera o metabolismo e evita a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que pode causar fraqueza;

- Alimentos estimulantes, como café, gengibre e especiarias, devem fazer parte da alimentação;

- Coma o mínimo de alimentos ricos em gordura possível para não ficar com aquele desânimo. Retire a gordura aparente das carnes, troque a manteiga pelo creme vegetal, evite frituras e massas folhadas!

- Os carboidratos complexos proporcionam a liberação de energia de forma mais gradativa, pois contêm mais fibras, e, portanto, proporcionam mais disposição ao longo do dia;

- Inclua soja na dieta! Ela oferece proteínas de alta qualidade que atuam no sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e fornecendo mais disposição;

- Aumente a quantidade de ingestão de frutas para um consumo maior de vitaminas, especialmente a C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico;

- Invista em preparações quentes e com baixo valor calórico como sopas e caldos de legumes. Experimente usar mandioquinha, batata doce e milho.


Por Vila Mulher

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