Aguce seu olfato

Aguce seu olfato

Seu olfato precisa de desafios diários para trabalhar melhor. Por isso, use as narinas para perceber o mundo à sua volta. Vale cheirar novos perfumes, plantas, temperos, comidas e até mudar os trajetos que você faz no dia a dia.

Os novos aromas e odores, em casa ou na rua, fazem os neurônios trabalharem melhor e estimulam a memória. Pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, garantem os benefícios dessa experiência.

No cérebro, as áreas da memória e da percepção de odores estão próximas. Se você estimula uma, vai melhorar a outra. Esse elo é tão estreito que os cientistas descobriram que a perda do olfato é um dos primeiros sinais de que o Mal de Alzheimer está surgindo.

Saboreie lentamente os alimentos. Comer devagar prolonga a sensação de saciedade, evitando que você extrapole as calorias. Além disso, sentir o cheiro dos pratos irá fazer seu nariz funcionar melhor. É bom saber que 50% da percepção do sabor vem do olfato.

E para esse sentido trabalhar direito, mastigue bem os alimentos para dar tempo de as moléculas liberadas por eles entrarem pelas vias aéreas superiores informando o que você está comendo.

Por Jessica Moraes

Comente