Afaste os pensamentos negativos

Afaste os pensamentos negativos

Alguns dos pensamentos que produzimos podem de alguma forma se transformar em realidade. Esse fenômeno é chamado de profecia, já que de tanto falarmos e pensarmos sobre o assunto, ele acaba se concretizando. O problema é que alguns pensamentos ganham uma proporção exagerada e sem fundamento em nosso dia-a-dia.

O psicólogo e especialista em ciências cognitivas, Fernando Elias José, explica como normalmente as pessoas produzem esses pensamentos. "A esquiva, a procrastinação e a coerção são três tipos de comportamentos que alimentam as chamadas profecias auto-realizadoras." afirma Fernando.

Esquiva é a situação em que a pessoa foge do contato com outras e fica criando seus próprios pensamentos. Exemplo: fuga do contato com os outros, pois ninguém é bom o suficiente para ajudá-lo.

Já a procrastinação é o ato de não tomar decisões, no ditado popular é a pessoa que fica empurrando com a barriga. Exemplo: acúmulo de ansiedade que prejudica o trabalho e os estudos.

A coerção é pressionar, induzir alguém pela força, ameaça ou intimidação. Exemplo: o sujeito somente percebe que o outro é frio, mas não leva em consideração toda contribuição que ele fez para que o outro ficasse dessa maneira.

Ainda segundo o psicólogo, as pessoas que se identificam com esse problema precisam se questionar para afastá-lo de vez. "É necessário verificar se os seus problemas são frutos de suas previsões e se você tem se comportado como se elas fossem verdadeiras. Por meio deste exercício, a pessoa alcança a base de seus pensamentos podendo, assim, modificá-los.

Por Jessica Moraes

Comente