Acabe com o estresse

Acabe com o estresse

Um certo grau de estresse é inerente ao ser vivo e pode ser provocado por acontecimentos bons e ruins. Contudo, se os seus efeitos comprometerem a saúde, a qualidade de vida e os momentos felizes, é fundamental encontrar uma saída para aliviar seus sintomas. Escolha as estratégias que funcionam melhor para você, pois a prevenção é mais eficaz e muito mais simples que o tratamento para combater o estresse.

1. Faça refeições saudáveis e regulares, a começar pelo café da manhã. Tenha sempre frutas secas à mão, como uva-passa, maçã desidratada ou banana-passa. Esse tipo de alimento melhora o humor.

2. Diminua a briga com o relógio. Evite assumir compromissos em horários muito próximos uns dos outros. Estabeleça prioridades e respeite o planejamento estabelecido para aquele dia. Não faça mais do que você é capaz.

3. Lute pelos seus sonhos e ideais, mas não se desgaste comparando suas conquistas e perdas com as dos outros.

4. Procure se relacionar bem com seu companheiro e sua família, com os amigos próximos e com todos aqueles com quem convive de maneira geral. É muito importante sentir-se querido e aceito. Para isso pode ser preciso implantar algumas mudanças no seu modo de viver.

5. Livre-se das defesas inúteis, para se aproximar mais das pessoas e estabelecer laços afetivos.

6. Noites mal dormidas não dão ao organismo a oportunidade de eliminar toxinas e secretar os hormônios responsáveis para o seu bom funcionamento. Para dormir bem, os especialistas recomendam:

- Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos fins de semana.

- Bebidas alcoólicas podem até ajudar a adormecer, mas evite-as, pois o sono, assim induzido, é de péssima qualidade.

- Evite também café, chá, chocolate, comidas apimentadas e outros estimulantes à noite.

- Exercícios físicos devem ser praticados até no máximo quatro horas antes de dormir, pois aumentam a produção de substâncias associadas à vigília.

- Para muitas pessoas, assistir televisão, ou ler na cama, atrasa a chegada do sono. Verifique se esse é o seu caso e evite essa situação.

- O melhor horário para o descanso diurno é depois do almoço, entre 13 e 15 horas.

7. Não fique preso à velha rotina de costume. Abra sua mente e procure melhores maneiras de fazer as coisas. Se necessário, use o plano B.

8. Lembre-se que relaxar pode ser aprendido. Experimente respirar profundamente, soltando os músculos da face, dos ombros e do abdome. Espreguice-se. Aprecie a natureza. Tome um banho morno tranqüilamente. Faça massagens.

9. Exercite-se regularmente, pois, além dos muitos benefícios para o corpo, o exercício físico facilita a descarga das tensões acumuladas e diminui os efeitos do estresse.

10. Valorize o lado alegre da vida. O bom humor é um grande alívio para o estresse. Ria todos os dias e ria de si mesmo.

11. Também não tenha medo de chorar. Todos nós temos momentos de tristeza e de perda, e as lágrimas dão vazão às emoções.

12. Tenha um hobby. Não importa se é costura, dança, jardinagem ou pintura. O importante é reservar um tempo para exercitar sua mente e enriquecer sua vida. Lembre-se que ele deve ser apenas para sua diversão.

Faça com que cada dia seja prazeroso. Não deixe para ser feliz apenas nos dias reservados às férias.

Por Flávia Leão Fernandes

Psicóloga clínica - CRP 06/68043

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