ABUP Show destaca novidades e tendências para a casa

ABUP Show 2013 tendências para casa

Taças coloridas de cristal Cristallerie Strauss

Quer mudar o visual da casa? Antes de sair comprando por aí acompanhe em primeira mão o que vai ser tendência na decoração da sala e cozinha. Vamos te mostrar novidades que foram apresentadas durante a 26ª edição do ABUP Show, que terminou ontem na capital paulista.

Segundo Cecília Rima Braz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP, entidade organizadora do evento), após a Pantone (empresa americana que tem um famoso sistema de cores) divulgar a "Emerald" como a cor do ano de 2013, o interesse pela tonalidade aumentou muito. Com isso, quando se fala em tendência, pode-se destacar os produtos em tons de verde, que tiveram um grande espaço no evento. "Além disso, o uso de rosa e cereja prometem chegar com força na decoração."

Neste ano, é a vez das peças com acabamento envelhecido e desgastado e também dos laqueados, afinal, garantem uma grande possibilidade de cores para mesas, aparadores, gabinetes, cômodas etc. Cecília também citas os móveis com estilo oriental revisitado, onde o diferencial fica por conta das texturas em versões mais contemporâneas.

Para complementar o visual da casa, nada melhor do que acessórios. No ABUP Show, ficou claro que os relógios aplicados pontualmente voltam a ter espaço como elementos decorativos. Por isso, as lojas estão apostando nos mais variados modelos para agradar diferentes perfis de consumidores.

A presidente da ABUP ressalta que os bichos continuam com força total, principalmente o cavalo, o cachorro e a coruja, seja em objetos ou em estampas de tecidos que revestem almofadas, móveis etc. Os temas geográficos e de mapas também aparecem bastante. Aí fica clara a influência da moda nas tendências de peças para o lar.


No segmento de mesa posta e utilidades, o design se destaca, mas sempre junto com a funcionalidade. "Um simples artigo de mesa pode ser uma peça de design, como é o caso do jogo de saleiro e pimenteiro Murazzo da Riva, vencedor do IF Product Design Award 2012, que, inclusive, tem uma peça exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York", exemplifica.

Com a participação de cerca de 112 expositores, todas essas novidades e referências foram apresentadas no que a organização do evento chamou de Labirinto das Sensações. Em cada rua, esquina ou estande, os visitantes passavam para uma nova experiência sensorial, já que podiam encontrar uma grande variedade de produtos que instigavam tato, visão, olfato e paladar.

Fernanda Oliveira (MBPress)

Comente