A importância do silêncio

A importância do silêncio

Dia 7 de maio é o dia do silêncio. Mas como comemorar uma data dessas, sem fazer barulho?

De fato, os sons estão sempre presentes na nossa vida. Mas para aproveitar a data, que tal fugir de uma das piores fontes de poluição - a sonora - e contemplar o silêncio?

O silêncio não só transmite paz, como facilita a compreensão do nosso eu interior. Procure uma parte do tempo para meditar, apreciando o silêncio e concentrando-se apenas na respiração. Busque fugir, nem que seja alguns minutos, dos hábitos da modernidade e procure esse momento de paz e simplicidade.

O silêncio, além de trazer um estado de quietude da mente, faz você se desligar dos problemas por um período, fazendo uma pausa na correria do dia. Você pode ouvir melhor seus pensamentos e até sons primários, como do vento, dos pássaros, sem se sentir perturbada.

Além de piorar a qualidade de vida, a presença de ruídos também prejudica a fauna. Um grande número de espécies evita áreas barulhentas, como arredores de rodovias, por exemplo, e são forçados pelo barulho a se deslocar para outros lugares.

O barulho também provoca outros incômodos aos seres humanos, como dor de cabeça, falta de concentração e até desentendimento entre as pessoas.

leia também


Portanto, sempre que possível, abaixe o volume e fique em silêncio. Não só seus ouvidos vão agradecer, mas também sua mente.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: equilíbrio bem estar qualidade de vida paz