A importância da água para a vida

A importância da água para a vida

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Vila Mulher traz para você informações sobre a preciosidade deste recurso natural, importante para os seres humanos e para todos os seres vivos do planeta. A água é fonte de vida fundamental para nosso organismo por ter papel fundamental em nossa saúde. Esse líquido precioso tem diversas funções no corpo humano e para manter a hidratação do nosso corpo são necessários cerca de 2 litros de água por dia.

O presidente da ONG Amigos da Água, Miguel Escandon, lembra que somos gerados na água. "O ser humano vem ao mundo através da água, na barriga de nossa mãe somos protegidos e alimentados, envoltos em grande quantidade de água", afirma.

O ser humano não sobrevive três dias sem água, basicamente por que nossa constituição física é quase toda formada por água. A água transporta nutrientes e detritos celulares pelo nosso organismo, além de outras substâncias como hormônios, enzimas e células sanguíneas. Reações químicas formadoras de novos compostos são permitidas através da ação da água, que é excelente solvente, meio de suspensão, lubrificante das articulações e reguladora da temperatura do organismo, além de essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.


O total de água corporal varia de acordo com idade, sexo, massa muscular e o percentual de tecido adiposo. Nossos órgãos e tecidos são formados por água. O cérebro, por exemplo, é constituído por 85% de água. Os pulmões são constituídos por 80% de água, os rins 80%, sangue 79% e o coração 77%. O consumo da dose diária de água pode evitar dores de cabeça, problemas renais e evitar diversas doenças. Levante-se agora e beba um copo de água para comemorar o dia da vida.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: água hidratação vida corpo humano