A beleza das plantas exóticas na decoração

Plantas exóticas são ótimas opções para decorar am

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Ter plantas em casa melhora bastante o ambiente, dando vida e um colorido especial à decoração. Uma opção diferente e ousada é utilizar plantas exóticas para decorar com estilo. Cactos, aralia, dracena, fícus, são algumas opções bonitas e elegantes.

Os cactos decorativos são uma das plantas mais na moda para ter em qualquer sala e há centenas de espécies entre as quais poderá optar. Existem cactos grandes que podem ser colocados na varanda ou jardim, que dão um aspecto rústico aos espaços exteriores da casa, e a maioria das espécies dá lindas flores durante a primavera.

Já para dentro de casa, há pequenos cactos que podem ser encontrados em qualquer loja de plantas e até em supermercados, e que são ótimos para compor arranjos e para dar um aspecto mais natural à decoração. A maioria das espécies de cactos pequenos não precisa pegar sol, se dando por isso muito bem em espaços interiores como salas, quartos ou hall de entrada.

Os cactos, além de melhorar a decoração da casa, têm ainda outra vantagem, estas plantas em casa ajudam a purificar o ar, filtrando-o e diminuindo o efeito dos gases tóxicos que, infelizmente, se encontram dentro da maioria das casas.

Conheça outras espécies exóticas que ficam lindas na decoração de casa:

Aralia - essa é uma planta pouco conhecida, mas extremamente bela. Ideal para ficar próxima às janelas. Sua adubação deve ser feita uma vez por mês. Detalhe: gosta de muita água.

Dracena - mais conhecida como pau d’água, sobrevive em vasos cheios de água. Essa planta depende de adubação intensa e de preferência diluída em água.

Ficus - a variação de tipos e forma é grande. Ela não gosta de muita água e adubação deve ser feita com regularidade, mas não em abundância. Dica: para manter esta planta saudável e bonita limpe suas folhas. O acúmulo de poeira pode prejudicá-la.

Filodendro e Jibóia - indicada para ambientes com pouco espaço, por ser uma trepadeira. Ela se adapta bem em cantos, paredes, armários ou pendurada em qualquer lugar. Adora água, borrife todos os dias, nas folhas e raízes.

Palmeira Ráfia - sua principal característica é a resistência. Às vezes suas folhas têm a tendência de amarelar, isso mostra que a planta precisa de mais adubo. Nesse caso, retire as folhas doentes e fertilize a ráfia.

Palmeira Areca - pertence ao grupo das plantas que gostam de água e luz. Deixe-as perto da janela e regue sempre que possível.

Yuca ou Iuca - bem adaptável. Vai bem em todos os tipos de locais desde escritórios fechados até espaços abertos. Essa espécie costuma juntar grande quantidade de pó, assim limpe-a constantemente.


Zamioculca - o seu maior atributo é a beleza. Ela não é tão resistente como as anteriores. Sua adubação deve ser feita mensalmente. Cuidado, ela é sensível ao acúmulo de água e poeira, que podem levá-la a morte.

Por Carmem Sanches

Comente