7 Invenções de mulheres que mudaram o mundo

A geladeira e os primeiros remédios para o combate da AIDS foram inventados por mulheres
cerveja mulher

A cerveja, por mais que seja vista como "bebida de homem" é uma criação feminina! Foto: iStock_brown54486

O que seria do mundo sem um toque feminino? O Dia Internacional da Mulher está chegando e para comemorar nós decidimos celebrar o importante papel que algumas mulheres exerceram na nossa amada vida moderna.


Para nos inspirar a evoluir cada vez mais, confira a seguir algumas militantes que fizeram invenções que mudaram o mundo. Viva o poder feminino!

O bote salva-vidas

invenção-mulher

Foto - Reprodução/digestaodigital

Um dia, em 1882, Maria Beasely olhou para o mar e decidiu que não queria mais ver ninguém morrer em desastres marítimos. A partir desse pensamento ela inventou o bote salva-vidas. Beasely também inventou uma máquina de fazer de barris, o que a fez extremamente rica.

A geladeira moderna

invenção-mulher

Foto - Divulgação

Florence Parpart inventou a geladeira elétrica moderna em 1914. Em 1900, Parpart também recebeu uma patente para uma aprimorada máquina de limpeza de ruas, que foi comercializada em algumas cidades americanas.

Invenções nas telecomunicações

invenção-mulher

Foto - Reprodução/digestaodigital

A física teórico Dr. Shirley Jackson foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D. do MIT, em 1973. Enquanto trabalhava na Bell Laboratories, suas invenções de telecomunicações incluem o fax portátil, tons de telefone, células solares, cabos de fibra óptica, bem como a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamada em espera.

Tecnologia de transmissão sem fio

invenção-mulher

Foto - Reprodução/digestaodigital

A invenção de um sistema de comunicações secretas durante a Segunda Guerra Mundial para torpedos controlados por rádio, empregando “salto de frequência” de Hedy Lamarr, lançou as bases tecnológicas para tudo, desde Wi-Fi para GPS. Ela também foi uma estrela de cinema mundialmente famosa. Linda não?

Programas de computador

invenção-mulher

Foto - Reprodução

Graça Murray Hopper, almirante da Marinha dos Estados Unidos, inventou o COBOL (primeiro programa amigável de computador para negócios). Ela também foi a primeira pessoa a usar a expressão “bug” para descrever uma falha em um sistema de computador, depois de encontrar uma traça real causando problemas em seu computador. Não é que a expressão pegou?

A cerveja

cerveja mulher

Foto: iStock_Rawpixel Ltd

Quem diria! A bebida favorita dos homens foi inventada por uma mulher! Segundo o historiador Beer Jane Peyton, as mulheres da Mesopotâmia antiga foram as primeiras a desenvolver, vender e até mesmo beber cerveja.  Embora possa ser difícil de definir exatamente quem, é seguro afirmar que as mulheres de lá fabricavam cerveja.

Primeiros remédios contra AIDS, Leucemia e Herpes

invenção-mulher

Foto - Reprodução

A americana Gertrude Bell Elion criou medicações para suavizar sintomas de doenças como Aids, leucemia e herpes, usando métodos inovadores de pesquisa – seus remédios matavam ou inibiam a produção de patógenos, sem causar danos às células contaminadas. Ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1988. 

Interessante não? Vamos tomar o exemplo dessas mulheres poderosas e continuar, pouco a pouco, mudando o mundo!

Por Thamirys Teixeira

Comente