7 dicas para lavar corretamente suas roupas

lavar roupa

Sempre existe a primeira vez, inclusive na área de serviço! Os cuidados com lavagem de roupas geralmente são aprendidos com as nossas mães, tias ou avós, mas nem sempre as dicas caseiras são realmente eficazes. Por isso as especialistas em limpeza e conservação da Lavasecco, Maria Alzira e Andréa Lira, prepararam uma lista pra você não errar nunca mais. Veja!

1)Cuidado com o excesso de sabão - Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão dificulta a ação mecânica - atrito entre as peças - e atrapalha a limpeza. Além disso, requer mais enxágue e pode restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem.

2)Uso de alvejante - Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar.

3)Evite água quente - É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. "Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa", alerta Andréa Lira.

4)Separe corretamente - Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. "Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha", indica Maria Alzira.

5) Sol x Secadora - É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. "Ventilador é uma ótima opção para acelerar a secagem", conta Andréa Lira. Nos dias de frio, a secadora entra em ação, mas nem todos os tecidos podem ser secos dessa forma. Lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

6) Cuidados com peças íntimas - Calcinhas e sutiãs sem bordados ou rendas podem ser lavados na máquina. As peças íntimas que possuem esses detalhes, aplicações em geral e aros no bojo, devem ser lavadas manualmente. Importante não torcer as peças íntimas, apenas as comprima. Você pode utilizar uma toalha também na retirada do excesso da água.

7) Edredons, tênis e apliques - Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. "Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor", comentam as especialistas.

Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. "Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto", diz Maria Alzira.

Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: lavar roupa dicas domesticas

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?