6 dicas para livrar-se da bagunça e do apego em 2012

6 dicas para livrarse da bagunça e do apego em 201

Foto: Dreamstime

Começar 2012 com cara nova requer também desapego de coisas inúteis. Que tal uma repaginada na sua casa e vida?

A melhor maneira de começar uma nova etapa é deixar para trás tudo que não foi bom e fazer uma boa limpeza na alma. Sabe como? Desapegando do que não usa mais e fazer disso uma boa ação, doando para quem precisa.

"Organizar a casa e desapegar das coisas que guardamos demora. E isso não precisa ser feita de uma única vez. Escolha um cômodo para começar e depois vá seguindo para o restante da casa", explica a Help Personal Assistant, Regina Sundfeld. Veja outras dicas da profissional:

- Verifique em seu guarda roupa as peças que não usa a mais de um ano. Se dois invernos passaram e você não usou aquele casaco desapegue. Deixar guardada aquela roupa que não serve mais para o dia que emagrecer voltar a usá-la também não funciona, se emagrecer compre roupas novas.

- Olhe na sua gaveta de meias e roupas íntimas as peças mais desgastadas que precisam ser descartadas. E o faça.

- Verifique o que há em seu maleiro. A especialista lembra que o maleiro deve ser reservado para guardar, além das malas, casacos de inverno mais pesados e até documentos arquivados.

- Papeis guardados em gavetas como comprovantes de cartão de crédito, notas de supermercado, extratos de bancos e notas fiscais nem sempre precisam ser guardados. Tire tudo da gaveta e jogue fora todas aquelas notinhas que não vai precisar mais. Segundo uma lei de 2009, as concessionárias e prestadoras de serviço devem enviar, no início do ano, uma declaração de quitação informando que todos os boletos do ano anterior foram pagos. Crie pastas para conta de telefone, de celular, cartão de crédito, plano de saúde, banco, carro e arquive tudo em sua respectiva pasta.

- Vá para sua cozinha e elimine os potes de plástico em excesso começando pelos que estão rachados e sem tampas. Talheres quebrados, panelas inúteis, tudo o que não presta pode ser jogado fora.


- No quarto das crianças a sugestão é, junto com elas, escolher alguns brinquedos que já não brincam mais para doar. Se forem mais velhos e já frequentarem a escola, conversem sobre quais materiais escolares podem ser reaproveitados para o próximo ano e os que estão sem condições devem ser eliminados. A consultora afirma que é interessante realizar esse processo junto com a criança para que aprenda desapegar desde cedo.

E você? O que tem para jogar fora na sua vida e na sua casa?

Por Catharina Apolinário

Comente