5 dicas para lidar com os problemas

problemas

Foto: Petrol/Corbis

É fácil estar de bem com a vida quando tudo vai bem. O desafio é não deixar que os problemas, adversidades e os contratempos nos desconectem da atitude positiva no dia-a-dia.

Diante de um infortúnio, a vida de pode mudar, de uma hora para outra. Somos vulneráveis a acontecimentos imprevistos que podem nos confrontar com situações difíceis. Não temos controle das circunstâncias externas, mas temos o poder de escolher as melhores respostas para lidar com os problemas com que nos deparamos.

Permanecer calmo diante de uma adversidade evita que sejamos contaminados pela ansiedade, ou pela angústia. Manter a tranquilidade diante da adversidade implica no desenvolvimento de uma competência emocional que é a resiliência.

Aceite o que estiver sentindo. Em momentos de dor e desamparo é importante passar por todos os sentimentos que surgirem. Ao processá-los, acessamos percepções novas sobre as situações, e recursos internos para superar as adversidades. Tudo o que sentimos é válido, e não há porque nos envergonharmos ou nos escondermos. Quanto mais cedo mergulharmos na experiência, mais rápido será o processo de recuperação pessoal.

Usar mecanismos de defesa, como a negação psicológica da realidade, causada pelo medo de não ser capaz de enfrentar acontecimentos traumáticos é inútil e prolonga o sofrimento. Justamente quando alguma coisa está fora da ordem é que precisamos manter a tranquilidade e a confiança na nossa capacidade para superar obstáculos e responder aos desafios da vida.

Quando permanecemos positivos diante de fatos que parecem negativos, percebemos novas oportunidades que surgem diante de nós. Em geral, essas possibilidades nos levam mais longe do que poderíamos imaginar.

Se quiser surfar com entusiasmo e maestria nas correntes da vida, não espere certezas nem estabilidade das coisas do mundo. Ao aceitar o fato de que tudo, dentro e fora de você, encontra-se em contínuo movimento e transformação, você adquire poder para dar a volta por cima, diante do que quer que seja.

As coisas não são boas nem más, somos nós que as fazemos assim. Muitas vezes, por insegurança, ou pela expectativa de que tudo saia conforme o planejamos cor, você pode se deixar conduzir por um olhar míope que tira do foco o horizonte amplo e azul que se encontra adiante.

A tranquilidade permite que se escolha a melhor resposta para cada situação. Permanecer calmo diante da adversidade impede que você seja contaminado pela ansiedade ou pela angústia. Esse estado permite que se faça uma avaliação adequada algo.

Receba os obstáculos de braços abertos, pois são eles que podem indicar novos caminhos que o levarão a resultados melhores e mais felizes.

Procure lembrar que uma crise pode ter um impacto significativamente positivo em sua vida.

5 Dicas para ficar calmo diante dos problemas

1- Procure adquirir altitude sobre eventos traumáticos e terá uma perspectiva maior sobre a situação. A sua percepção influenciará as respostas que será capaz de dar a si mesmo e ao mundo.

2- Precisamos ser flexíveis e nos adaptarmos à novas situações. Aceite as mudanças como parte do viver. Ao se concentrar no que é possível fazer, você evitará o agravamento dos efeitos causados pelo impacto de uma crise.

3- Tempos difíceis são propícios ao trabalho de autoconhecimento e à espiritualidade. Nunca deixe uma crise ir embora sem tirar proveito dela. Tudo o que nos acontece traz um aprendizado preciso.

4- A partir de uma experiência dolorosa você saberá o que realmente importa para você. Fique com as lições a serem aprendidas, pois elas farão parte do seu acervo de recursos internos e o apoiarão ao longo do caminho.

5- Faça meditação, ioga, ore, entre em conexão com a natureza. Escolha o que tem mais sentido para você. A mente tranquila é um recurso precioso diante de situações difíceis. Só é possível acessar a sabedoria interna, e a que se encontra disponível no universo, quando suas ondas cerebrais não estão alteradas por um estado emocional conturbado.

Jael Coaracy é psicóloga, escritora, atende como psicoterapeuta, coaching emocional, coaching de vida e profissional, em consultório e por Skype. Contatos - jaelcoaracy@gmail.com http://www.vaidarcerto.com.br/

Comente